Abordagem Notícias
CATEDRAL
TURISMO • 15/01/2019

TURISMO: Capitólio tem trilhas que levam às paisagens paradisíacas, com cânions, cachoeiras e lagos

Quer curtir algo que não seja praia? Coloque Capitólio no roteiro!

TURISMO: Capitólio tem trilhas que levam às paisagens paradisíacas, com cânions, cachoeiras e lagos

Quem conhece Capitólio, em Minas Gerais, tem vontade de ficar por lá, ou voltar para conhecer mais e mais! Isso porque, além de o lugar ser de belezas naturais indescritíveis, tem tantos atrativos que uma só viagem não permite vislumbrar nem a metade de tudo. Então se prepare para, ao menos, uma semaninha em solo mineiro se a intenção é explorar o local.

As cachoeiras, pelo menos 100, são de tirar o fôlego, literalmente! Em períodos de chuva a impressão que se tem é que, sem qualquer aviso, abriram as compotas de uma grande hidrelétrica. Por isso, todo cuidado é pouco nessa arriscada diversão em tempos de tromba d'água, que também chamam de cabeça d' água por lá. Entretanto, é possível encontrar quedas mais calmas e muito atrativas em períodos estáveis quanto às chuvas.

Além disso, a exploração de numerosas trilhas é uma aventura ímpar e de belezas indescritíveis. Olhar o Cânion, de cima, com suas paredes de pedras invadidas pelas águas esverdeadas do grande lago - formado pela represa da Usina Hidrelétrica de Furnas, é impressionante. Não menos incrível é chegar até os paredões pelas águas, de lancha, chalana e jet-ski.

Os mergulhos nas piscinas naturais, geralmente com água de temperatura bastante agradável, é revigorante à alma.

Capitólio se tornou um importante destino turístico de Minas Gerais, muito procurado nos últimos anos, justamente por conta de suas belas cachoeiras e rios de águas transparentes.

Existe quantidade significativa de hotéis, pousadas, hostels, casas de temporadas, camping, chalés, apartamentos, dentre outras acomodações.

Vale muito a pena conhecer o município que tem um dos maiores rios artificiais do mundo, em extensão. São pelo menos 1, 400 quilômetros de água e paisagens incríveis. Você pode se aventurar em grupos de amigos, ou comprar passeios, com guias. 

Então, se você é daqueles turistas que adora descansar onde há água em abundância, trilhas que levam às paisagens paradisíacas, com cânions e piscinas naturais, Capitólio deve ser sua próxima parada. Trata-se de um paraíso escondido no sul de Minas Gerais, encravado às margens da represa de Furnas, tendo como pano de fundo a Serra da Canastra.

No centro da cidade, que é cortada pelo rio, há barzinhos, restaurantes, agências bancárias, supermercados e lojinhas que vendem souvenir. Mas a melhor lembrança fica registrada na memória e fotos. Confira!

Redação e fotos Dag Marciliano.