Prefeitura de Tarumã contrata fonoaudiólogo e agiliza atendimentos
Após dificuldade para encontrar profissional, os atendimentos começaram no dia 5 de setembro.
Assim como várias cidades do Brasil, o município de Tarumã sofreu para encontrar fonoaudiólogo para atender na rede pública de saúde. Essa falta de profissionais afeta o acesso da população aos serviços e, consequentemente, a continuidade do tratamento para muitos pacientes que necessitam de acompanhamento fonoaudiológico.
Desde 2023 sem a especialidade no município, a Secretaria de Saúde de Tarumã informou que os atendimentos de fonoaudiologia foram iniciados no dia 05 de setembro, para casos de urgência na primeira semana. A Prefeitura reforça que todos os pacientes com indicação são prioridade e que o município está empenhado em atender cada demanda com responsabilidade e dedicação.
Os atendimentos estão sendo realizados semanalmente às sextas-feiras, no Centro de Reabilitação.
Detecção Precoce
A Prefeitura de Tarumã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que, com o objetivo de formar uma equipe capacitada para atuar nos transtornos do neurodesenvolvimento, possui o Núcleo Educacional Multidisciplinar de Tarumã (NEMT), que conta atualmente com Fonoaudióloga (contratada recentemente, após meses de procura), Psicomotricista, Psicopedagoga, Psicóloga, Neuropsicóloga com formação em ABA e supervisores da área do neurodesenvolvimento.
Segundo a Prefeitura, o fluxo de atendimento no NEMT se inicia na escola, por meio da detecção precoce de dificuldades realizada pela psicopedagoga escolar. Havendo necessidade, o aluno é encaminhado ao núcleo, onde passa por avaliação da equipe multidisciplinar. Caso seja identificado o atendimento especializado, a criança recebe a intervenção adequada conforme sua especificidade.
Em relação aos alunos com laudo ou em observação para o espectro autista, a Prefeitura está firmando parceria, por meio de convênio, com a Apae de Assis. Já tiveram início os primeiros processos de triagem, a fim de definir os atendimentos clínicos especializados que cada aluno deverá frequentar.
‘O poder público municipal de Tarumã reafirma seu compromisso com a transparência, o respeito e o cuidado com todos os cidadãos’, informou a prefeitura.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Foto: ilustrativa
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo