Sindicato dos Bancários de Assis e Região realiza paralisação contra demissões do Itaú
Sindicato cobra transparência nos desligamentos, muitos realizados por IA.

Na manhã desta quarta-feira, 17, o Sindicato dos Bancários de Assis e Região promoveu uma paralisação na agência do Itaú, em Assis. A mobilização teve início com o banco abrindo apenas às 11h, em protesto às recentes demissões em massa.
Durante a manifestação foi exibida uma faixa com a mensagem: “Esse banco aumenta o lucro e demite mais”, destacando a indignação com a política de desligamentos, especialmente diante dos altos lucros registrados pelo Itaú nos últimos trimestres.
O Sindicato criticou a decisão e o fato de o Itaú não ter dialogado com entidades ou funcionários. Os trabalhadores foram dispensados sem qualquer advertência prévia e sem diálogo com o sindicato, num claro desrespeito aos bancários e na relação com o movimento sindical.
Conforme explicado ao portal Abordagem Notícias por Fábio Escobar, presidente do sindicato, o que mais causa indignação é que as demissões foram realizadas com auxílio de IA (inteligência artificial). “Funcionários foram promovidos, e muitos sequer chegaram a assumir o cargo antes de serem demitidos”, afirmou.
Em São Paulo, mais de mil bancários foram afetados por essas demissões, especialmente aqueles que atuavam em regime de home office ou híbrido, gerando preocupação sobre os critérios adotados pelo banco e a falta de diálogo com os trabalhadores e o sindicato.
O Sindicato dos Bancários de Assis e Região reafirmou seu compromisso de continuar denunciando a situação e planejar integração com ações na Justiça para buscar a reintegração dos empregados afetados.
A mobilização faz parte de um movimento nacional que visa pressionar o Itaú a reverter sua política de desligamentos e garantir os direitos dos trabalhadores, mostrando que a luta sindical continua ativa em diversas regiões do país.
Assista a entrevista com o presidente do Sindicato dos Bancários de Assis, Fábio Escobar, após reunião na agência:
Fonte: Da Redação - Fotos: Abordagem
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo