Abordagem Notícias
SANTA CASA
ASSIS-SP • 15/04/2024

Novos bairros recebem nebulização contra a dengue

A nebulização é importante para acabar com o mosquito adulto e cessar a transmissão da doença.

Novos bairros recebem nebulização contra a dengue

Esta semana, os agentes de endemias do Departamento de Vigilância Epidemiológica terminam a nebulização para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no Parque das Acácias e seguem para o Parque das Flores e região.

De acordo com Rodrigo Caetano, coordenador da Vigilância Epidemiológica, a ação de nebulização é importante para acabar com o mosquito adulto e cessar a transmissão da doença.

“A nebulização é um trabalho de passar veneno nas residências. Importante destacar que esse veneno mata apenas o mosquito adulto. Os bairros escolhidos são baseados em casos positivos da doença. Quem manda o veneno e sua quantidade para o município é o Estado. Trabalhamos todo o complexo Maria Isabel, desde a vila Operaria, tendo a linha por base, fomos até o final do Maria Isabel, depois a gente passou para o lado de cima e fez até o bairro Colinas. Tinham muitos casos ali. Temos todo um critério para fazer a nebulização, pois prestamos conta de todo insumo fornecido pelo Estado”, explica.

Segundo ele, na segunda fase foram nebulizados os bairros, Vila Progresso, Jardim Paraná, Vila Rodrigues, BNH e Portal São Francisco. “Iniciamos uma nova frente de trabalho no Parque das Acácias e seguiremos para o Parque das Flores e região. Ali também há uma grande concentração de casos. Definimos os bairros que serão nebulizados conforme a quantidade e proximidade dos casos que vamos tendo durante a semana epidemiológica. Já fizemos também um trabalho na Santa Cecilia e imediações do Tênis Clube, porém é importante explicar que em alguns bairros não passamos ainda porque são poucos os casos e vamos para onde a transmissão está mais desencadeada”, reforça.

Rodrigo lembra que a colaboração da população é essencial. “Sempre pedimos para que a população deixe os agentes entrarem nas suas casas; precisamos realizar as ações de prevenção, eliminação de criadouros e bloqueio do mosquito; o melhor trabalho realizado é aquele que a gente consegue levar informação, conhecimento e prevenção a todas as famílias. Deixem sempre cinco minutos do seu tempo para olharem suas áreas externas, seus quintais; tem quintais que não temos acesso, então é importante que os moradores eliminem possíveis criadouros do mosquito e não tenham recipientes que acumulem água”, alerta.

O que são os bloqueios?

São as visitas regulares dos agentes de endemias que contribuem para ter um olhar mais educativo de objetos que possam acumular água e também tirar as dúvidas dos moradores. Os bairros escolhidos para essa ação são baseados em estudos de densidade larvária.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo, articulações e cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas na pele. A infecção pode variar de assintomática a grave, com sinais de alarme indicando possíveis complicações.

 

Fonte: Redação - Fotos: Comunicação Prefeitura




lena pilates
Pharmacia Antiga