Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
SANTA CASA DE ASSIS • 07/12/2023

No dia em que completa 104 anos, SC inaugura UTI Neonatal e Pediátrica Amalia Spinardi

A Unidade contará com 6 novos leitos para neonatologia e 4 leitos pediátricos.

No dia em que completa 104 anos, SC inaugura UTI Neonatal e Pediátrica Amalia Spinardi

A comunidade de Assis e região presenciou nesta quinta-feira, dia 07 de dezembro, mais um marco histórico para a saúde do vale Paranapanema. A Santa Casa de Assis, completando 104 anos de vida, deu um dos mais importantes passos na consolidação de seu recente processo de modernização e desenvolvimento: a inauguração da UTI Neonatal e Pediátrica Amalia Spinardi.

Este é um momento extraordinário na saúde infantil de toda a região, promovendo um novo patamar de atendimento e cuidado para recém-nascidos e crianças.

O evento de inauguração reuniu autoridades locais e regionais, diretoria, conselheiros, membros da comunidade, profissionais de saúde e colaboradores da instituição em um momento de celebração e compromisso.

Diretoria e parte do Conselho - Foto Abordagem

DIA ESPECIAL

O dia 7 de dezembro de 2023 ficará marcado na centenária história da Santa Casa de Assis. O dia começou com uma linda celebração na capela, e logo após, todos foram recepcionados pela superintendente voluntária da Instituição e hoje Diretora do Hospital Regional de Assis, Profª Dra. Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, que conduziu o cerimonial do evento.

A construção do ambiente pediátrico é um projeto ousado e que foi possível graças a parcerias fundamentais. Pessoas abnegadas, cúmplices da generosidade e dedicadas a transformar nossa sociedade a partir do amor ao próximo. A principal apoiadora da UTI Neonatal e Pediátrica é Amalia Spinardi, investidora filantrópica e que dá nome ao local dedicado à saúde infantil.

Músicos deram um toque especial ao evento - Foto Abordagem

Amalia é assisense e dedica sua vida à missão de ajudar hospitais pediátricos do país. Na inauguração da obra, ela fez questão de relembrar seu compromisso com projetos sociais e ressaltar a importância de contribuir com a Instituição.

A benemérita, Amalia Spinard na lateral direita - Foto Abordagem

“Estou extremamente emocionada por realizar este projeto junto à Santa Casa de Assis. Ajudar o próximo é algo que aprendi desde muito nova, com os meus pais, e carrego isso em minha vida. A Santa Casa de Assis é uma Instituição na qual tenho um carinho imenso e é motivo de grande alegria e honra fazer parte desta história”, disse Amalia em seu emocionado discurso.

Entre os apoiadores da Unidade de Terapia Intensiva, demais empresários e políticos também estiveram juntos nesta caminhada. O ex-deputado estadual Reinaldo Alguz foi um dos principais parceiros da Santa Casa durante o seu mandato, e também esteve presente ao evento de inauguração.

“Como deputado estadual pude conferir de perto o brilhante trabalho da maternidade da Santa Casa, e quando fui apresentado a este grande projeto, unimos esforços para conseguir recursos para que pudéssemos realizar este sonho e atender as crianças de Assis e região, parabéns a todos pela conquista e empenho”, salientou Alguz.

Deputado estadual Reinaldo Alguz - Foto Abordagem

Entre aqueles que contribuíram, também estão Daniela Behring, Nore Cap. Intermediação e Serviços Imobiliários, a Soenvil, empresa de engenharia civil por meio de sua proprietária Maria Cléo de Oliveira, a Benco Industria e Comércio de Estampa, os senhores Joaquim Bernardes da Silva e Jeronymo Pio Barbosa e a querida Kátia de Rezende Barbosa.

Com equipamentos de última geração e uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, a UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Assis está preparada para oferecer atendimento especializado, acompanhamento personalizado e cuidados intensivos, garantindo o melhor tratamento para bebês prematuros, recém-nascidos e crianças com condições médicas complexas.

"Estamos imensamente orgulhosos de inaugurar essa UTI que representa um avanço significativo em nosso compromisso com a saúde infantil. Esta unidade é fruto de um esforço coletivo e reflete nosso comprometimento em proporcionar o melhor cuidado para os pequenos pacientes e suas famílias", afirmou Dr. Arnaldo Thomé, atual Provedor da Santa Casa de Assis.

A nova UTI Neonatal e Pediátrica reforça o compromisso da Santa Casa de Assis em oferecer serviços de saúde de alta qualidade e acessíveis à comunidade local. A instituição reitera seu comprometimento em continuar investindo em infraestrutura e capacitação profissional para promover um atendimento de excelência às crianças da região.

“Celebramos um sonho realizado. Este sonho começou lá atrás, em novembro de 2017, quando iniciamos as discussões deste projeto. Logo, tivemos apoio incondicional de pessoas abnegadas e especiais, como Amalia Spinardi, que nos ajudaram nesta caminhada. No dia em que a Santa Casa de Assis completa 104 anos, é uma emoção enorme realizar esta inauguração, reforçando a missão de promover um atendimento compassivo e de qualidade, aliando-se à busca contínua pela melhoria dos serviços de saúde na região”, completou a superintendente voluntária da Instituição, Profª Dra. Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade.

 AMBIENTE ESPECIALIZADO

Sob a coordenação da Pediatra Dra. Cecília Uchoa (foto abaixo), a UTI Neonatal e Pediátrica da Maternidade da Santa Casa de Assis contará com um ambiente especializado para atendimento de crianças com graves problemas de saúde e que exigem um suporte avançado de cuidado.

A Unidade contará com: 6 novos leitos para neonatologia, 4 leitos pediátricos, banco de leite, sala de conforto, Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) e Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional); enfermarias, apartamentos, unidades de apoio e centro obstétrico.

Tudo abastecido com modernos e novos equipamentos, que irão garantir um atendimento humanizado e especializado aos pacientes e seus familiares. Os serviços estão previstos para serem iniciados em fevereiro de 2024.

Celebrando seus 104 anos, uma das mais belas páginas desta centenária história foi escrita neste da 7 de dezembro de 2023.