Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
SAÚDE • 04/04/2023

Santa Casa de Assis assume gestão do Ame Botucatu

Como Organização Social de Saúde, tem avançado na gestão de Ambulatórios Médicos de Especialidades

Santa Casa de Assis assume gestão do Ame Botucatu

Na última semana a Santa Casa de Assis, que desde 2012 é uma Organização Social de Saúde - OSS,  assumiu a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades de Botucatu.

Este é o terceiro AME no Estado sob a gestão da OSS assisense, que venceu em fevereiro deste ano o chamamento público da Secretaria de Estado da Saúde.

A OSS Santa Casa de Assis já faz a gestão do AME de Assis desde 2013 e  no período de 2017 a 2022 fez a gestão do AME de Ourinhos, iniciando agora a gestão da Unidade de Botucatu.

Para a Diretoria Executiva da Instituição, o gerenciamento eficiente, de qualidade e personalizado praticado na área hospitalar e no AME de Assis foi decisivo no avanço da gestão ambulatorial. Posteriormente, com a administração do AME Ourinhos, a Santa Casa de Assis efetivamente estabeleceu um padrão e consolidou sua expertise de gestão, visto que o contrato firmado com o Governo do Estado estabelece metas quantitativas e qualitativas. Dentre os resultados desse trabalho destacam-se os índices de  aproveitamento de vagas e de absenteísmo, no qual os AMEs gerenciados figuram entre os 10 melhores do Estado.

Após assumir o AME de Botucatu, a OSS já iniciou a implantação do seu modelo de gestão em saúde, incluindo o cumprimento de 100% das metas de atendimento, estruturação de processos e desenvolvimento do potencial humano, valorização do Serviço de Atendimento ao Usuário –SAU/Ouvidoria como ferramenta de gestão e foco no paciente com informação, respeito e humanização. Em sua proposta de gestão ambulatorial a Santa Casa de Assis ainda destaca a importância das ações do AME Botucatu aos objetivos do Departamento Regional de Saúde – DRS VI BAURU, assim como as necessidades dos municípios referenciados da região de Bauru e Jaú. Além do atendimento ao paciente, o AME Botucatu também irá colaborar com a rede da atenção básica, por meio dos projetos de matriciamento e humanização.

No início de maio está prevista na Unidade uma visita técnica da provedora da Santa Casa de Assis Profª Dra. Telma Goncalves Carneiro Spera de Andrade, Diretores e Conselheiros,  acompanhadas da gerente de serviços ambulatoriais Andreia de Camargo Souza e demais gestores.

“Pretendemos levar nosso compromisso com um atendimento SUS de qualidade na gestão do Ambulatório de Botucatu, com respeito aos recursos públicos e promovendo à população a continuidade e a melhoria dos serviços de saúde já oferecidos. Neste processo, contamos com a dedicação dos funcionários e médicos, convidando-os a se unirem a OSS, neste grande desafio de gerenciar mais um AME, mostrando que juntos são mais fortes”, falou a Provedora Profª Dra. Telma.

Histórico - O despacho do Secretário de Saúde do Estado, declarando a Organização Hospitalar Assisense vencedora do Chamamento Público para gestão do Ambulatório Médico de Especialidades – AME Botucatu foi publicado no Diário Oficial em 09 de fevereiro deste ano. Para a transição de gestão a Secretaria compôs uma Comissão com profissionais indicados pela Organização gestora anterior e pela OSS Santa Casa de Assis.

O AME Botucatu foi inaugurado em 2018, sendo uma unidade ambulatorial de alta resolubilidade em diagnóstico e orientação terapêutica para 20 especialidades médicas e seis não médicas. Enquanto Ambulatório Médico de Especialidades seu objetivo é garantir acesso a serviços de média complexidade para toda população, de maneira integral, rápida e com resolubilidade. São realizados na Unidade consultas médicas, não médicas, exames de diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.

Para saber mais sobre a OSS e sua gestão ambulatorial acesse www.santacasadeassis.org.br.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa SC




lena pilates
Pharmacia Antiga