Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
AGRICULTURA • 30/06/2021

Fim de junho é marcado por fortes geadas na região do Vale Paranapanema

As condições meteorológicas colocam a agricultura em alerta na região.

Fim de junho é marcado por fortes geadas na região do Vale Paranapanema

Geou forte no Vale Paranapanema, região Oeste do Estado de São Paulo, nesta madrugada do dia 30 de junho. As consequências são ainda mais preocupantes, pois a área já estava enfrentando uma estiagem prolongada. O milho, cana de açúcar e pastagens são os mais prejudicados e os produtores rurais, que estavam animados com o êxito na produção, agora estão bastante preocupados. Apesar de poucas e pequenas lavouras de café na região, a cultura também foi afetada.

Após os primeiros raios de sol desta quarta-feira, técnicos já foram a campo para avaliar os efeitos da geada. Entretanto, segundo levantamento pelo portal Abordagem, somente em torno de cinco dias será possível ter a dimensão real dos prejuízos causadas pela forte onde de frio, e pior, ainda há previsão de baixas temperaturas para a próxima madrugada. 

Em algumas estações meteorológicas na região, os termômetros chegaram a marcar de meio, até um, dois graus entre as 6h e 6h30. No IAC, por exemplo, há marca de grau negativo. Às 7h06 deste 30 de junho foi registrado -1,24 (° C).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de onda de frio válida para essa quarta-feira (30) em quase todo o Brasil. A massa de ar frio em atuação desde o início desta semana é considerada a mais intensa do ano até momento, derruba as temperaturas em todo o país e mantém ainda o risco de geadas em importantes áreas de produção agrícola na próxima madrugada.

Nas fotos cedidas pelo Canal Rural, nas áreas de Echaporã, Platina, Tarumã, Florínea e sítios sentido Paraguaçu, é possível ver a intensidade da geada.

 

Redação Abordagem

Fotos Canal Rural
 




lena pilates
Pharmacia Antiga