Prefeitura participa de ação em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
O encontro aconteceu na Praça da Catedral e reuniu diversas instituições parceiras

Terça-feira, 19, pela manhã, a Prefeitura de Assis participou do II Fórum Pop Rua de Assis, realizado em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, realizado em todo o país como uma data de defesa de direitos e de fortalecimento das políticas públicas expostas a essa população.
O encontro aconteceu na Praça da Catedral e reuniu diversas instituições parceiras, entre elas a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Fundo Social de Solidariedade, o Consultório na Rua, a Comissão de Direitos Humanos da OAB/Assis, o curso de Psicologia da UNESP, a CIRCUS e o Galpão Cultural.
Durante o evento, foram oferecidos testes rápidos de ISTs, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação, avaliações e orientações odontológicas, orientações jurídicas, atendimento do CadÚnico, aconselhamento e distribuição de kits de redução de danos, além de oficina de autocuidado, corte de cabelo e um café da manhã coletiva. O Fundo Social de Solidariedade também marcou presença, distribuindo lembrancinhas e kits de higiene pessoal, compostos por escova de dente, creme dental e sabonete.
Após o “Bom Dia na Rua Especial”, realizado na praça, houve uma caminhada pela Avenida Rui Barbosa até o Galpão Cultural, onde os participantes foram recebidos com um almoço.
O Programa Pop Rua, que atua de forma intersetorial em Assis, tem como objetivo garantir o acesso integral à saúde, assistência social e cidadania para pessoas em situação de rua, promovendo ações de prevenção, acolhimento, cuidado e inclusão.
De acordo com os organizadores, o Fórum foi também um espaço de escuta, diálogo e integração, reafirmando o compromisso do município em promover dignidade, respeito e inclusão social para a população em situação de rua, muitas vezes invisibilizada.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMA
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo