Abordagem Notícias
Unifio
REGIÃO • 15/06/2023

Escola municipal de Cândido Mota recebe ações do projeto Escola Transforma

Projeto que busca melhorar indicadores da educação municipal.

Escola municipal de Cândido Mota recebe ações do projeto Escola Transforma

Entre os dias 12 e 15 de junho, mais 1200 estudantes de cinco escolas municipais localizadas em zonas rurais e urbanas dos municípios de Itapetininga, Itapeva, Taquarituba e Cândido Mota terão um dia dedicado a inaugurar e vivenciar ações implementadas pelo Projeto Escola Transforma em suas instalações. O objetivo do projeto é proporcionar conquistas pedagógicas e melhorias na estrutura física dos estabelecimentos educacionais e, assim, contribuir para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal. Em Cândido Mota, a escola  contemplada é a Leonilda de Almeida

O Escola Transforma nasceu em 2021 e, e em 2023, dedica sua atenção a escolas públicas situadas em áreas rurais. Patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do País, e realizado em parceria com o Instituto Cuidare, o projeto direciona suas ações para aquisição de materiais e qualificação de espaços para aprendizagem e para a formação de educadores e voluntários.

Avanços pegagógicos - Com as intervenções do projeto, as escolas paulistas ganham espaços, como salas de leitura com ambientação lúdica e acervo de 400 novos livros, brinquedoteca, hortas suspensas e parques infantis. Uma das escolas, a José Sebastião Herrera, situada na zona rural de Itapeva, recebeu novos espaços em novembro do ano passado e agora recebe ação de voluntários da Nutrien para atividades pedagógicas com o tema sustentabilidade.

“As implantações realizadas pelo Projeto Escola trouxeram impactos bastante positivos. A instituição passa a contar com espaços bastante atrativos e nossos alunos estão ansiosos para usá-los. Só tenho a agradecer. E que esse projeto se estenda a outras cidades e escolas”, avalia o diretor Alexandre Moraes, da Escola Municipal Professora Bernadete de Lourdes de Gomes Claudio, em Taquarituba.

Em 2021 e 2022, o projeto beneficiou mais de 11 mil estudantes com implantação de salas de leitura, parques infantis, hortas, reformas de quadras, salas multissensoriais, entre outros espaços implantados ou reformados nas instalações de 31 instituições públicas de ensino. Neste ano de 2023, 40 escolas recebem ações do projeto, beneficiando 6.800 estudantes com as suas intervenções.

Hora de comemorar – Entre os dias 12 e 15 de junho (segunda a quinta-feira) estudantes e professores das instituições beneficiadas pelo Escola Transforma estarão reunidos para realizar atividades pedagógicas e inaugurar oficialmente os novos espaços. Para compor esse dia especial, uma série de ações estão previstas com a presença de voluntários da Nutrien, entre elas a montagem da sala de leitura, o plantio de mudas e sementes nas hortas, contação de histórias, roda de conversa, lanche e outras dinâmicas pedagógicas com a temática da sustentabilidade.

Mais de 6 mil estudantes beneficiados em 2023- As escolas municipais de São Paulo são cinco das 40 contempladas pelo Escola Transforma em 2023. As instituições beneficiadas são, em sua maioria, escolas rurais, incluindo quilombolas e indígenas, localizadas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Tocantins. As melhorias irão beneficiar diretamente 6.890 estudantes. O ponto de partida do projeto é conhecer as necessidades das instituições educacionais para depois transformá-las. O Escola Transforma faz parte do programa Nutrien Transforma, que tem o objetivo de alavancar o engajamento da empresa com as comunidades em que atua visando o desenvolvimento local.

“Continuamos mais um ano com o compromisso de fortalecer a educação, acreditamos que o Projeto Escola Transforma vem proporcionando melhorias dentro das escolas nas cidades que atuamos, além de apoiar na qualificação pedagógica para que gerem impactos positivos no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes dessas comunidades. Em 2023, estamos presente em 30 cidades com mais de 40 escolas no projeto, e estamos levando voluntariado para contribuir ainda mais nas ações que estamos realizando. Esse ano, nosso foco está em escolas rurais, pois acreditamos que o impacto que iremos causar será ainda maior nessas comunidades.", explica a gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien na América Latina, Rita Moreno.

Todas as iniciativas do projeto Escola Transforma são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são um apelo global construído pela ONU e seus parceiros em prol da Agenda 2030 para geração de impacto social e garantia de um futuro melhor e mais sustentável para todos. As escolas rurais ganham atenção especial do projeto por apresentarem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais baixo que as demais. A meta do projeto é, até 2024, atender mais de 50 escolas em todo o país.

“O Instituto Cuidare valoriza o potencial transformador das escolas rurais, quilombolas e indígenas. Atuamos de forma colaborativa e em rede. Através do projeto Escola Transforma, promovemos melhorias nas estruturas e oferecemos formação, envolvendo a sociedade e o poder público para assegurar uma educação básica de qualidade. Acreditamos no compromisso coletivo com a educação, pois enxergamos na escola tanto o presente quanto o futuro de um país”, afirma Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare.

 

SERVIÇO:

CÂNDIDO MOTA

EMEI Leonilda de Almeida - 1ª ação

Inauguração: Horta suspensa/ Brinquedoteca/ Parque Infantil

Data: 14/06 – 13h30 às 17h30

Fonte: Assessoria de imprensa




lena pilates
Pharmacia Antiga