Abordagem Notícias
Unifio
CULTURA • 23/03/2023

Projeto cultural entregará 2.700 livros para crianças em Cândido Mota

A ação cultural “Colmeia Literária” tem como objetivo democratizar o acesso à leitura.

Projeto cultural entregará 2.700 livros para crianças em Cândido Mota

Entre os dias 28 e 30 de março, acontece a atividade educativa “Colmeia Literária”, com patrocínio da empresa NovAmérica Agrícola, na cidade de Cândido Mota, interior de SP. O projeto entregará 900 coleções composta por três livros – O Mundo Mágico de Flow, O Quintal da Galinha Có e Zizi e Zum,  para alunos e professores de três escolas da rede pública de ensino municipal, garantindo que esses estudantes e profissionais tenham acesso a livros educativos e didáticos.

Ações como essa são muito relevantes pois o Brasil é um dos países com menor índice de leitura no mundo, como apontou a última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, revelando que 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler. Pensando nisso, o projeto visa estimular o hábito da leitura no público infantil, e garantir que posteriormente, elas se tornem adultos com hábitos regulares de leitura.

Para o Diretor de Educação da cidade, Danilo Virgolino, o projeto é de suma importância. “Nossa experiência com o projeto nos anos anteriores é que todo conhecimento adquirido pelos alunos são multiplicados, pois ultrapassam os muros da escola chegando aos familiares e comunidade em geral. Os temas abordados permitem a circulação de informações, assim a Secretaria da Educação de Cândido Mota tem o imenso prazer de receber essa parceria que possibilita ampliar o repertório leitor e cultural dos nossos alunos”, afirma.

Para a NovAmérica, patrocinadora do projeto, atividades como essa são formas de conectar as crianças com diferentes realidades, aprendendo sobre diversidade cultural. “As ações culturais nas escolas municipais têm um impacto significativo na vida das crianças, fornecendo um ambiente de aprendizagem mais criativo e diverso. Além disso, essas atividades também contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, fortalecendo sua autoestima e identidade cultural, ao investir nesses projetos, contribuímos com a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva”, acrescentam.

Além da impressão e distribuição dos livros, o projeto contempla mais duas frentes: ações de contação de história para crianças e legado para escola (caixa das perspectivas).

Nas contações de histórias, busca-se sensibilizar os espectadores através dos diferentes assuntos abordados nos livros, a fim de que estes compartilhem com seus amigos e familiares.

No legado para escola, com a “Caixa das Perspectivas” as crianças poderão explorar mais amplamente o conteúdo das coleções. Ela é uma “grande colmeia”, acompanhada de 6 imagens relativas aos livros, e um livreto explicativo contendo várias atividades propostas para os professores explorarem o conteúdo, instigando a reflexões em salas de aulas.

Acessibilidade: Por meio da versão com audiodescrição dos livros, o projeto promoverá a acessibilidade e integração, sendo uma ação pensada para pessoas com deficiência visual e/ou intelectual. As versões com audiodescrição estarão disponíveis na plataforma YouTube no canal “Biblioteca Renovarte”.

PROJETO COLMEIA LITERÁRIA:

A iniciativa ocorre nos dias 28, 29 e 30 de março, e a programação está detalhada abaixo. Este projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da NovAmérica, uma empresa de Gestão Agrícola com alta performance e desenvolvimento sustentável.  https://www.novamerica.com.br

A produção do projeto é da Renovarte Produtora Cultural - https://www.renovarte.art.br - empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet, com o apoio da Prefeitura Municipal de Candido Mota.

SERVIÇO:

PROJETO COLMEIA LITERÁRIA

28/03 – 9h e 14h

Em Helena Pupim Albanez

R. Joaquim Galvão de França, 118

29/03 – 9h e 14h

Em João Leão de Carvalho

R. Cardeal Arco Verde, 464 - Vila São Judas Tadeu

30/03-  9h e 14h

Em Olga Breve Alves

R. Dom Pedro II, s/n - Cohab Nosso Teto

 

Fonte: Renovarte Produtora Cultural




lena pilates
Pharmacia Antiga