Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 03/10/2022

Estudantes do curso de Química Industrial da FEMA visitam fábrica da Special Dog

Os estudantes de Química Industrial puderam conhecer o sistema de gestão ambiental e as instalações.

Estudantes do curso de Química Industrial da FEMA visitam fábrica da Special Dog

Os estudantes do primeiro, terceiro e quarto ano do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram, no dia 24 de setembro de 2022, uma viagem até Santa Cruz do Rio Pardo (SP), acompanhados pela professora mestra Elaine Amorim, para conhecerem as instalações da fábrica de alimentos para cães e gatos, Special Dog.

Ao chegarem na Special Dog, os estudantes foram recepcionados pelo Gerente de Desenvolvimento Sustentável, João Paulo Figueira, para conhecerem melhor as novas instalações da fábrica, os processos de fabricação, as linhas de rações e os sistemas de tratamento de resíduos sólidos e líquidos.

O foco principal da visita foi conhecer o Sistema de Gestão Ambiental da empresa, onde pôde-se conhecer os sistemas de tratamento de efluente, o Projeto Guarda-chuva, que economiza um milhão de litros de água por ano, baias de classificação, armazenamento de resíduos recicláveis e não recicláveis e o sistema de compostagem 100% sustentável, com aproveitamento de seus resíduos como adubo orgânico, utilizado na horta que abastece a própria empresa.

Na parte de processos, os estudantes puderam aprender atentamente, os métodos de produção das rações, desde a seleção de matéria-prima, passando pela mistura, peletização e embalagem. No laboratório, eles também puderam conhecer mais detalhes sobre o controle de qualidade e os processos de instrumentação e metodologia das análises realizadas.

A apresentação da empresa, a estrutura e o controle de processos, causaram ótimas impressões aos estudantes que puderam conhecer, na prática, todas as exigências aplicadas e executadas por uma empresa reconhecida aos órgãos internacionais: International Organization for Standardization (ISO) 9001, ISO 14001, Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS) 18001, Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) e Boas Práticas de Fabricação (BPF).

 

Assessoria de imprensa Fema




lena pilates
Pharmacia Antiga