Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
LOCAL • 22/08/2022

Impressora 3D: FEMA realiza treinamento com professores dos cursos de Informática

Alunos do curso de Ciência da Computação serão os primeiros a utilizar o novo equipamento.

Impressora 3D: FEMA realiza treinamento com professores dos cursos de Informática

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), por meio da Coordenadoria dos cursos de Informática (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação), com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), realizou um treinamento de uso de impressoras 3D - especialmente para os professores dos cursos das áreas de Informática e Tecnologia.

De acordo com a professora Ma. Diomara Martins Barros, coordenadora dos cursos de Informática, o treinamento foi realizado em parceria com a CenterMaq, empresa da qual a FEMA realizou a locação do equipamento. “Investimos na locação da impressora 3D para proporcionar, aos alunos, a experiência de aprender a configurar e a preparar um produto que será impresso. Mas, antes disso, temos que capacitar os nossos professores que farão o uso do equipamento e, por esse motivo, convidamos a CenterMaq para fazer esse treinamento com o nosso corpo docente”, explicou a coordenadora.

A capacitação foi realizada no dia 28 de julho no Laboratório de Física e Eletrônica, local onde a impressora 3D ficará instalada. Na ocasião,  o coordenador técnico da empresa, Danilo Servoni, e o gerente de contas, Kelvin Shimite, realizaram o treinamento com cerca de nove professores da FEMA. “Demonstramos aos professores que apesar de ser uma ferramenta fundamental e essencial para os nossos cursos atualmente, a manutenção dela não é tão simples quanto parece. Tem que haver um preparo nas imagens através de um software e tudo isso foi devidamente explicado e ensinado aos professores que participaram do treinamento”, reiterou Barros.

Os alunos da disciplina de Computação Gráfica, do 2º ano de Ciência da Computação, serão os primeiros a usarem a Impressora 3D entre os estudantes, com o auxílio do professor Célio Desiró, que participou do treinamento da CenterMaq. Além dele, participaram também o técnico do Laboratório de Informática, Claudinei Moreira; o analista de TI do Centro de Pesquisa em Informática, Fernando Mirando Rosa; e os professores Me. Douglas Sanches da Cunha, Me. Fernando Graciano de Brito, Dra. Marisa Atsuko Nitto e Dra. Shirlene Pavelqueires, do curso de Medicina.

Diomara Barros explica que, embora neste primeiro momento o equipamento esteja sendo disponibilizado apenas para uma disciplina, o curso de Ciência da Computação, em breve outras disciplinas e cursos também poderão utilizá-lo. “Em pouco tempo, outros alunos e professores de outras disciplinas que precisem de impressos no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, também poderão usar o equipamento, nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, e até mesmo em outros cursos da FEMA”, concluiu.

 

Assessoria




lena pilates
Pharmacia Antiga