Abordagem Notícias
CATEDRAL
CULTURA • 28/06/2022

3º Encontro de Cinema do Interior Paulista é realizado nos dias 1º, 2 e 3

Entre as principais atividades estão espetáculo musical com Rolando Boldrin.

3º Encontro de Cinema do Interior Paulista é realizado nos dias 1º, 2 e 3

Estão abertas as inscrições para o 3º Encontro de Cinema do Interior Paulista, realizado em Assis (SP) nos dias 1º, 2 e 3 de julho. São três dias de programação gratuita, incluindo rodas de conversa, exibição de filmes, show, exposição e lançamento de livro.

Entre as principais atividades estão uma mostra de nove curtas-metragens, espetáculo musical com Rolando Boldrin e sessão inaugural do filme “Despovoado” no Cine Fema Piracaia – um cinema de rua dos anos 60 com cerca de 600 lugares.

Durante esses dias, uma rede de cineastas, produtores e exibidores do ICine, representando 51 cidades do Interior, Litoral e Grande SP, se reúnem para participar das atividades.

O evento acontece de uma parceria de realização ICine, produção Oeste Cooperativa Audiovisual e apoio da FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis).

Para participar é necessário fazer a inscrição, pois as vagas são limitadas. A programação completa, assim como o cadastro, é possível ser acessada através do https://www.polodovelhooeste.org/icine.

 

O surgimento do Icine 

 

O ICine surgiu do recente movimento de descentralização do audiovisual no Brasil e da necessidade de dar protagonismo ao interior de São Paulo – região historicamente situada à sombra da capital no que tange à produção cultural e à formulação de políticas públicas que atendam às necessidades específicas do território que ocupamos e pertencemos.

 

A volta da realização do encontro em formato presencial também é um resgate da essência do evento, que foi realizado pela primeira vez em 2019. A cidade que recebeu a caravana foi Rio Claro. 

 

Hoje o Icine é dividido em oito grupos de trabalho (Formação, Fomento, Distribuição, Circulação Alternativa, Preservação e Pesquisa, Observatório, Tecnologia e Comunicação), frentes e comissões. 

 

Divulgação