Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 11/04/2022

Primeira cirurgia cardíaca aberta é realizada na Santa Casa de Assis

A cirurgia, no sábado, foi a troca da válvula aórtica por uma moderna prótese

Primeira cirurgia cardíaca aberta é realizada na Santa Casa de Assis

Este sábado, 09 de abril, entrou para a história da saúde da microrregião de Assis com um procedimento inédito: foi realizada com sucesso a primeira cirurgia cardíaca aberta na Santa Casa de Assis.


Com um serviço cardiovascular de excelência em todos os seus segmentos, a Santa Casa de Assis avançou para um patamar ainda maior realizando este procedimento que, até então, só era realizado em outras regiões.

A cirurgia foi a troca da válvula aórtica por uma moderna prótese. Devido a natureza e a complexidade do procedimento foi necessária a utilização de um equipamento de circulação extracorpórea (CEC) que substitui, temporariamente, as funções do coração e dos pulmões realizando-os de forma mecânica.


Este equipamento de última geração permitiu que toda a equipe de médicos cirurgiões cardiologistas implantassem, com segurança, uma válvula orgânica projetada por bioengenharia que tem uma durabilidade excepcional de longo prazo na vida do paciente.

A Provedora da Santa Casa de Assis Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade falou do orgulho pela qualidade técnica de toda equipe e deste importante momento que é um divisor de águas na instituição:

“A primeira cirurgia cardíaca aberta da microrregião de Assis realizada com sucesso é um verdadeiro divisor de águas que consolida a Santa Casa de Assis em um seleto grupo de instituições de saúde do estado a lidar com cirurgias deste porte. Temos muito orgulho de todo trabalho de nosso corpo clínico especializado, enfermeiros, e de toda equipe multidisciplinar que se preparou para realizar, com eficácia, este procedimento inédito. Nós, enquanto diretoria, não medimos esforços para proporcionar um centro cirúrgico de primeiro mundo para atingirmos este padrão de qualidade, oferecendo esperança de vida e cuidados de saúde para pacientes de Assis e região. Continuaremos trabalhando para alçar vôos ainda maiores. Que Deus abençoe a todos”.

A equipe clínica foi composta pelos médicos cardiologistas Dr. Bruno Ferrari, Dr. Freddy Moscoso e Dra Nina Azevedo e a equipe cirúrgica foi composta pelos médicos cirurgiões cardiovasculares Dr. Rômulo Cesar Arnal Bonini, Dr. Ricardo Fabian González Fiandro, Dr. José Vieira Zarate, pela Perfusionista Lilian Celia Pereira Zarate, pela Instrumentadora Erika Cristina B. Martins e os Anestesistas Paulo Mendonça e Victor Mendonça.


A equipe de enfermagem foi supervisionada pelas enfermeiras Fernanda Caroline Correia Sousa, Flavia Malar, Rita de Cassia Faria Barchi e Tatiane Cristina de Souza e o procedimento também contou com a participação da fisioterapeuta Karen Ladeira, da farmacêutica Camila Nucci e da biomédica Alessandra Lima, com a coordenação assistencial de Edmar Luis de Oliveira e de todas as equipes minuciosamente organizadas para o completo êxito do procedimento.

O paciente se recupera muito bem e tem sua alta hospitalar prevista já para os próximos dias, durante esta semana.

 

Assessoria de imprensa