NOTÍCIA

31/03/2022

Programa Ativa Juventude atende estudantes de Maracaí

Iniciativa estimula o protagonismo e contribui para que adolescentes sigam estudando.


Programa Ativa Juventude atende estudantes de Maracaí

A Fundação Raízen, que promove autonomia, protagonismo e cidadania para crianças e adolescentes em várias regiões do País, chega em Maracaí (SP). A instituição, ligada à empresa Raízen, que conta com um parque de bioenergia na cidade, passa a atender, por meio do programa Ativa Juventude, jovens que atualmente estão matriculados no 9º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual José Gonçalves de Mendonça.

Ao todo, 45 adolescentes passarão por um processo pessoal e imersivo. “Nossa metodologia, fundamentada no desenvolvimento de competências socioemocionais, impulsiona jovens a descobrirem suas vocações e caminhos profissionais”, explica Fernanda Ferraz, gerente de Performance Social da Raízen.

O programa funciona de forma híbrida, com atividades presenciais e à distância. A trilha de aprendizagem envolve temáticas trabalhadas semanalmente, por meio de vídeos, leituras, conversas on-line e atividades em grupo, com o apoio de educadores que os auxiliam ao longo de toda a jornada de aprendizado.

Durante o programa, os jovens têm acesso a temas como direitos humanos e participam de atividades que permitem o mapeamento de habilidades individuais e caminhos profissionais, tais como: ensino superior, ensino técnico ou empreendedorismo. Tudo isso, para que os estudantes possam compreender melhor como será o futuro do trabalho e, ao final do programa, tenham adquirido conhecimento para organizar melhor suas rotinas e montar um plano de ação para o alcance de seus objetivos profissionais.

“As atividades contribuem para o desenvolvimento de uma relação mais saudável do jovem consigo mesmo, com sua família, a comunidade em que vive e o meio ambiente”, esclarece Fernanda.

Além de estimular o protagonismo, o programa Ativa Juventude pretende contribuir para a diminuição da evasão escolar. De acordo com um levantamento da organização Todos Pela Educação, durante a pandemia de Covid-19, o número de crianças e de adolescente que deixou de estudar aumentou 171%. O estudo mostra ainda que 244 mil crianças de 6 a 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021.

 A Fundação Raízen segue em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e oferece educação de qualidade para crianças e jovens, promovendo oportunidades de aprendizagem. Atualmente, mais de 1.500 crianças e adolescentes são atendidos pela instituição por meio dos programas Ativa Infância e Ativa Juventude, em mais de 20 municípios espalhados pelo Brasil e, no último ano, mais de 6 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente pelas ações da instituição. A Raízen, sua principal mantenedora, se comprometeu a levar os programas da Fundação Raízen para seus territórios de atuação até 2030.

Sobre a Raízen

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Anti Sql-Injection e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

 

Assessoria de imprensa


Compartilhe: