Abordagem Notícias
SANTA CASA
BELEZA • 08/03/2022

Inocência Manoel, a 'A Alquimista dos Cabelos'

No Dia Internacional das Mulheres, uma grande inspiração é 'Inô'.

Inocência Manoel, a 'A Alquimista dos Cabelos'

Quando se fala em Dia Internacional das Mulheres, um nome que certamente vem à cabeça dos moradores de Assis é o da empresária Inocência Manoel, carinhosamente conhecida por "Inô", que iniciou a sua trajetória profissional aos 13 anos de idade, justamente na cidade de Assis, onde residia e até hoje mantém uma casa e um grande projeto, o "Beleza Solidária". À época, a adolescente andava bastante insatisfeita com os seus cabelos (que tinham de 5 a 7 texturas diferentes) e, principalmente, com as poucas alternativas para cuidar das madeixas.

"Perto da minha casa, havia um salão de beleza, o Salão da Nilta, onde fui pedir emprego. Ali eu varria o chão, comprava lanches para o pessoal, 
ajudava a segurar grampos enquanto os profissionais faziam os penteados. Eu pegava todos os fios de cabelos que caíam dos cortes e levava para minha casa. Separava por cor, por textura, e comecei a trabalhar nas minhas primeiras amostras de produtos. Fazia testes nas mechas e em mim", conta a empresária. 

Aos 25 anos de idade, Inocência, mudou-se para a cidade de São Paulo, decidida a trabalhar no maior salão de beleza da América Latina, o "Shirley Cabeleireiro". Os melhores profissionais do Brasil passaram por lá, e aquilo tudo era um verdadeiro laboratório  para a moça recém-saída do interior do Estado.

Foram três anos de aprendizado, quando decidiu que era hora de ter o seu negócio, ocasião em que inaugurou um salão na Alameda Tietê, o "Biba Cabeleireiro".

Por conta dos preços dos produtos da época, a jovem empreendedora começou a fazer tratamentos capilares. "No Biba, atendia muitas 
clientes que pediam encomendas dos meus cremes, que à época eram blends de produtos que eu comprava e misturava para chegar a melhores resultados. Elas indicavam amigas, que indicavam para outras amigas. Eu embalava tudo e colocava uma etiqueta com o nome 'Inô'. Meus produtos chegaram a chamar a atenção do renomado Alexandre de Paris, que elogiou os resultados", recorda.


Anos depois, Inô mudou para um salão no Real Parque, quando a escova japonesa, direcionada para a elite, ficou famosa. "Muito cara, consegui contratipar sua fórmula. Fiz as a minha própria mistura e acabou dando certo. Gastava meu dinheiro comprando matérias-primas. Comecei a fazer novos estudos para aprimorar ainda mais o produto, que tinha resultados muito superiores a qualquer outro produto do mercado. Eu vendia para pequenos salões de bairro e dava treinamentos sobre os protocolos de uso", descreve a empresária.  


Nesta época, o seu único filho, Alexandre Nascimento Manoel Aroza foi para a Argentina estudar Medicina e ao mesmo tempo se tornou representante de cosméticos. "Ele veio a Brasil e começou a vender o meu produto pela internet. O sucesso foi tamanho, que Alexandre abandonou a faculdade, na Argentina, para juntos fundarmos nossa empresa. Foi nesta época que fizemos o primeiro anúncio da Inoar Cosméticos. Como não tínhamos verba alguma para a publicidade, eu mesma posei como modelo, com meus cabelos tratados com o produto. Essa foto circulou bom tempo nas revistas especializadas em banners e materiais de treinamento dos nossos primeiros produtos", recorda. 

"Logo as encomendas começaram a chegar. Eu sempre fiquei focada no desenvolvimento, criação e marketing. Alexandre fazia a parte financeira, 
administrativa e as entregas. Nós procuramos sempre sair na frente, por isso estamos em contínua pesquisa para saber as demandas do mercado. A Inoar tem um jeito que é só dela de fazer negócios e me orgulho muito disso. Não houve um modelo para a gente, pelo contrário: nós nos tornamos modelo para muitas empresas que vieram depois. Hoje a empresa, em um novo momento, segue com a criação e o desenvolvimento de produtos, levando a nossa marca e o nosso jeito único para todo o Brasil e mais de 45 países, conta Inô, orgulhosa da trajetória. 

Inocência Manoel


Sócia-fundadora / CMO (Chief Marketing Officer) da Inoar Cosméticos.
Jornalista registrada pela Fenacom (Federação Nacional dos Comunicadores), graduada em Teologia, cursou a Faculdade de Letras pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e especializou-se em Marketing Digital com certificação internacional pela Green Digital Marketing em Miami (2018).
Fundadora do Projeto Beleza Solidária; autora dos livros: Desvendando os Segredos do Argan (2012), Coleção Manual dos Cabelos (2013); Palestrante Nacional e Internacional atuante nos temas: Inovação, Superação e Empreendedorismo - A Mulher Empreendedora.

 

Abordagem

 




lena pilates
Pharmacia Antiga