Abordagem Notícias
SANTA CASA
POLÍCIA • 03/02/2026 às 11:38

Polícia Civil de Assis desarticula organização criminosa em megaoperação contra estelionato

Operação “Primeira Impressão” cumpre mandados e apura prejuízo de R$ 90 mil a empresa de Assis.

Polícia Civil de Assis desarticula organização criminosa em megaoperação contra estelionato

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do 4º Distrito Policial de Assis, subordinado ao Deinter-8 de Presidente Prudente, deflagrou, na manhã desta terça-feira (03), a Operação “Primeira Impressão”, voltada ao combate aos crimes de estelionato, receptação e organização criminosa. A ação cumpriu mandados judiciais em diversas cidades do interior paulista.

O nome da operação faz referência ao modus operandi utilizado pelos investigados, que se valiam de cadastros empresariais regulares (CNPJs) de terceiros para adquirir produtos de forma fraudulenta, conferindo aparência de legalidade às transações. As investigações tiveram início após o registro de um boletim de ocorrência em 27 de janeiro de 2025, que revelou a atuação de uma organização criminosa estruturada e voltada à prática reiterada desses crimes.

Durante a operação, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão temporária. Foto: Polícia Civil

A empresa vítima, com sede em Assis/SP, sofreu prejuízo estimado em R$ 90 mil ao comercializar mercadorias para os fraudadores. Para aplicar o golpe, os criminosos utilizavam indevidamente CNPJ legítimo de terceiros, realizavam o pagamento do valor de entrada para ganhar a confiança do vendedor e, posteriormente, alteravam o endereço cadastral para garantir o recebimento dos produtos. As mercadorias eram entregues nas cidades de Botucatu, Araras e Pirassununga. Após a entrega, os pagamentos das parcelas restantes eram interrompidos e todo contato com a empresa era bloqueado.

No decorrer das investigações, a Polícia Civil identificou dez pessoas envolvidas no esquema criminoso, as quais já teriam praticado a mesma modalidade de golpe contra outras empresas. O núcleo da organização criminosa foi identificado na cidade de Guariba/SP.

Diante da robustez dos elementos probatórios e da continuidade delitiva, a autoridade policial representou pela expedição de mandados de busca e apreensão domiciliar e mandados de prisão temporária, medidas que foram devidamente autorizadas pelo Poder Judiciário.

A ação cumpriu mandados judiciais em diversas cidades do interior paulista.Foto: Polícia Civil

A deflagração da Operação “Primeira Impressão” contou com a participação de 48 policiais civis do Deinter-8 e o emprego de 14 viaturas, com o objetivo de cumprir oito mandados de prisão temporária e 26 mandados de busca e apreensão nos municípios de Guariba, Motuca, Rincão, Pirassununga, Botucatu, Araras e Hortolândia.

Durante a operação, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão temporária, resultando na captura de seis investigados, enquanto dois permanecem foragidos. Também foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros objetos de interesse da investigação. As diligências seguem em andamento.

Após a conclusão dos trabalhos de Polícia Judiciária, os presos serão encaminhados a estabelecimentos prisionais, onde passarão por audiência de custódia, permanecendo à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade, a responsabilização efetiva de seus autores e a preservação da ordem pública.

Fonte: Da Redação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.


ESCRITORIO ESCARAMBONI