Abordagem Notícias
SANTA CASA
REGIÃO • 08/03/2022

Márcia Vasques, a força feminina no ramo imobiliário e de agronegócios

Fazendeira de Cândido Mota lança o 'Terras de Vitória', grande empreendimento.

Márcia Vasques, a força feminina no ramo imobiliário e de agronegócios

A cândido-motense, Márcia Vasques, é a única mulher de três filhos dos produtores rurais Emílio Vasques (in memoriam) e Rachel Borlim Vasques. Desde muito pequena, ela costumava acompanhar a rotina da família no campo, e então, mesmo sem se dar conta, foi tomando gosto pela agricultura. O pai sempre consultava a família nos momentos de tomada de decisões, mas sendo menina e caçula, suas tarefas eram mais voltadas a ajudar  a mãe nos afazeres domésticos, do que o pai e irmãos na roça, algo que mudou completamente com o passar dos anos. 

A garota queria ser professora, mas acabou por trilhar outros caminhos. Após concluir os cursos de Prótese e Contabilidade, passou a trabalhar com o pai, sendo seu braço direito na comercialização dos grãos e finanças, passando a orientar toda dinâmica do silo, chamando a atenção de todos pela grande capacidade feminina em lidar com algo que costuma ser feito, na maioria das vezes, por homens.

Márcia trabalhou durante 13 anos ao lado do pai, mas depois da morte dele tomou para si grandes responsabilidades e passou a cuidar do que era seu. Para quem duvidou do potencial da jovem, o tempo foi um importante aliado. Em apenas cinco anos a Fazenda Santa Terezinha, localizada na Água da Lage, em Cândido Mota, apresentou crescimento em suas atividades, na ordem de 25%, sob o comando da produtora rural.

Dali em diante, Márcia passou a surpreender ainda mais, mostrando crescente garra e determinação.Trabalhando com agricultura de precisão, quando falta um funcionário ela mesma sobe no maquinário e mostra como se faz o serviço.

Além disso, Márcia está sempre conectada no que mercado oferece em tecnologia. Mulher decidida, a agricultora traça metas e as cumpre metodicamente.  

Na partilha das terras com os irmãos, alguns funcionários que ficaram com Márcia chegaram a temer o futuro de uma fazenda tocada por mulher, mas hoje são só admiração pelo excelente trabalho. No começo, sem experiência sobre o que, quando, e como plantar, a filha do senhor Emílio Vasques  procurou se cercar de bons colaboradores, gente de comprovada competência técnica, e o resultado foi gradativo conhecimento e sucesso.

Com espírito empreendedor e muito tato para lidar com pessoas, a fazendeira conseguiu uma equipe da qual muito se orgulha. Aliás, o respeito entre empregadora e colaboradores é mútuo. Com a postura de quem lidera dando exemplo e sendo respeitada, Márcia adentra ainda mais o universo masculino do agronegócio e marca presença em importantes eventos do segmento tais como o Coopershow, Agrishow e Bela Safra. “Quase sempre estou acompanhada do meu filho Rafael, ou de algum colaborador”, comenta.

TERRAS DE VITÓRIA

A empreendedora do agronegócio alça agora voos ainda mais altos e ousados. Recentemente, lançou o Condomínio Residencial e Comercial "Terras de Vitória", o primeiro empreendimento imobiliário de alto padrão, margeando a vicinal Eduardo Mazanatti, praticamente no limite entre a zona urbana e a rural de Cândido Mota.

Para a idealizadora do grande projeto, o condomínio é a realização de um sonho. A ideia era ter um local 100% seguro para morar, sem abrir mão de poder continuar em Cândido Mota, onde ela e a família têm suas histórias de vida. Aliar o desejo pessoal à criação de algo que até então não existia no município, é uma grande realização para essa grande mulher. 

Além de produtora e empreendedora do ramo imobiliário Márcia é filha, mãe, dona de casa, e mulher muito realizada com a profissão que hoje exerce. “Não tenho rotina e reconheço que ainda é só o começo e tenho muito para aprender e realizar”, comenta, com a lembrança sempre viva dos ensinamentos de seu pai.

Não é à toa que antes de tomar as decisões mais difíceis, a empreendedora logo pensa “o que ele faria em meu lugar?”

 

Abordagem com informações do livro HNG

Fotos  Digiplay e Cláudio Buzzo




lena pilates
Pharmacia Antiga