Abordagem Notícias
Unifio
GERAL • 08/10/2021

RJ faz ato em memória dos quase 600 mil mortos pela Covid no Brasil

Lenços brancos são estendidos em Copacabana.

RJ faz ato em memória dos quase 600 mil mortos pela Covid no Brasil

Um ato na Praia de Copacabana lembrou, nesta sexta-feira (8), os quase 600 mil mortos pela Covid no Brasil. A ONG Rio de Paz estendeu em um varal na areia, em frente ao Copacabana Palace, 600 lenços brancos.

Até quinta-feira (7), segundo o consórcio dos veículos de imprensa, 599.865 brasileiros tinham perdido a vida vítimas do coronavírus.

Com o avanço da vacinação, porém, em setembro mais da metade dos municípios brasileiros não registrou mortes por Covid — o maior índice desde maio de 2020. No RJ, 27 dos 92 municípios não tiveram óbitos no mês passado.

A manifestação da Rio de Paz também é em repúdio ao modo como o governo federal e parte da sociedade vêm tratando a pandemia desde o início da crise sanitária.

Ao meio-dia, os 600 lenços seriam entregues ao taxista Márcio Antônio, que perdeu o filho para a Covid em abril de 2020. Em um ato da ONG no ano passado, também em Copacabana, Márcio recolocou cruzes que haviam sido derrubadas por um homem contrário ao protesto.

[O taxista Marco Antônio no ato de junho do ano passado: ele recolocou n — Foto: Reprodução redes sociais]

 

Lenços serão levados a Brasília

Os lenços desta sexta serão levados por Márcio Antônio e pela ONG Rio de Paz a Brasília, no dia 19, data de encerramento da CPI da Covid. O material será entregue ao senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI.

"Houve um morticínio no Brasil. Se queremos tirar alguma lição dessa espantosa perda de vidas a fim de que sofrimento como esse não se repita no nosso país, precisamos responder a uma pergunta central: quem são os responsáveis por esta tragédia?", questiona o presidente da ONG Rio de Paz, Antonio Carlos Costa.

"Houve insensibilidade por parte do presidente da República, que fez piada com a agonia das vítimas", emendou.

Lenços brancos estendidos na areia de Copacabana em memória das vítimas da Covid — Foto: Reprodução/TV Globo

 

Fonte G1