Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 13/08/2021

Moradora de Assis viaja até Prudente para encontrar filho recém-nascido pela 1ª vez

Cristiane passou por parto de emergência enquanto estava intubada por Covid-19.

Moradora de Assis viaja até Prudente para encontrar filho recém-nascido pela 1ª vez

Cristiane pôde finalmente segurar o pequeno Heitor

Após uma espera de mais de três meses, Cristiane Colombo Bonatto, de 29 anos, pôde finalmente conhecer o filho e segurá-lo pela primeira vez no colo. O encontro foi na manhã de quinta-feira, 12, na Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. A mãe, que mora em Assis (SP), passou por um parto de emergência enquanto estava intubada em decorrência da Covid-19. Prematuro, Heitor teve que ser transferido para Prudente para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal. A mãe só conhecia o filho por fotos e vídeos.  

Cristiane estava grávida de cinco meses quando descobriu que estava com Covid-19. Ela foi internada em março na Santa Casa de Assis e, no dia seguinte, já precisou ser intubada. Na ocasião, os médicos decidiram pelo parto de emergência. Cristiane ficou 38 dias na UTI, sendo 23 intubada. Um quadro bem grave, com 70% dos pulmões comprometidos e necessidade de hemodiálise. Só recebeu alta após 44 dias. Voltou para casa com várias sequelas. “Saí do hospital em uma maca, sem andar, sem movimentar os braços, e com uma escara grande e profunda. Também tive perda auditiva e estou em processo de recuperação”, afirma.

Durante a internação, Cristiane ficou sabendo pela equipe médica que o filho havia nascido e estava em Prudente. Diante do quadro difícil, não tinha condições físicas de conhecer o filho. “Acompanhei de longe e sabia que o Heitor estava evoluindo. Preferi esperar o momento em que ele estivesse mais fortalecido para vir [a Prudente] e levá-lo de vez para casa”, relata.

A exemplo da mãe, Heitor tem uma trajetória de superação. Prematuro, nasceu de 26 semanas com apenas 900 gramas. Foi transferido de ambulância de Assis para a santa casa de Prudente.  A mãe de Cristiane acompanhou Heitor no hospital durante o primeiro mês de vida. A pediatra intensivista Cecília Helena Perroub Uchôa explica que Heitor teve que enfrentar aos 30 dias uma cirurgia cardíaca para fechamento de um canal arterial. “Heitor é um guerreiro, resultado de uma união de equipes, boa vontade e fé. Deus nos mandou uma junção de força e coragem, hoje a alegria transborda nos olhos”, pondera a médica.

O encontro de mãe e filho emocionou toda a equipe que cuidou de Heitor durante quatro meses e 20 dias. O marido de Cristiane, que já conhecia o filho, acompanhou a esposa. Na recepção do hospital, os irmãozinhos de Heitor, Helena, de 3 anos, e Henrique, de um e oito meses, também puderam conhecer o irmão. “Eu e o Heitor fomos abençoados, os médicos foram essenciais, mas sei que cada um foi escolhido a dedo. Estou muito feliz e agradecida em levar meu filho com saúde para casa”, comemora Cristiane.

Foto: AI Santa Casa - Prematuro, Heitor nasceu de 26 semanas com apenas 900 gramas

Foto: AI Santa Casa - Irmã de Heitor, Helena, também conheceu o pequeno

Foto: AI Santa Casa - Equipe cuidou de Heitor durante quatro meses e 20 dias

Cristiane pôde finalmente segurar o pequeno Heitor

 

Fonte: O Imparcial




lena pilates
Pharmacia Antiga