Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
LOCAL • 03/03/2021

Contrariando especulações, há a 2ª dose da vacina para profissionais da saúde de Assis

Secretária lamenta as falsas informações postadas nas redes sociais. Vacinação começa amanhã.

Contrariando especulações, há a 2ª dose da vacina para profissionais da saúde de Assis

Após receber vários questionamentos sobre haver, ou não, vacinas para a segunda etapa de imunização dos profissionais da saúde, Abordagem Notícias entrou em contato com a secretária Municipal da Saúde de Assis, Cristiani Silvério. Ela afirmou que todos que já receberam a 1ª dose da vacina contra COVID-19 receberão a 2ª, nessa quinta, 4, e sexta-feira, 5 . A 1ª foi administrada no dia 6 de fevereiro e  810 profissionais foram vacinados.

As aplicações serão feitas na FEMA, das 8h às 13h, sendo necessário apresentar a carteira de vacinação da 1ª dose, CPF e documento com foto.

A secretária pontua que o período de pandemia já é bastante crítico, sendo muito difícil lidar com as falsas informações veiculadas nas redes sociais, sem que as pessoas conheçam a real situação.

“Recebemos a segunda dose, no domingo, 28. Vamos fazer a vacinação dos profissionais de saúde na quinta e sexta-feira, na Fema”, informa.

A secretária explica que, desde o início da campanha, as doses recebidas devem ser aplicadas na totalidade, e não estocadas para uma segunda etapa.

“A Secretaria do Estado da Saúde e o Ministério da Saúde garantem a segunda dose. Recebemos 1.880 e todas foram aplicadas. Não sabemos com antecedência quando é que chegam mais doses. Até sexta-feira, 26, não sabíamos quando receberíamos a segunda dose para os profissionais da saúde que foram imunizados na Fema. No sábado, fomos avisados e recebemos no domingo”.

Outras afirmações errôneas feitas por “especialistas” do facebook é que, as pessoas que receberam a primeira dose, demorar para receber  a segunda, perdem a imunização.

Cristiani rebate, esclarecendo que existe o aprazamento de 28 dias entre uma e outra aplicação. “Estamos no prazo. As pessoas serão imunizadas no período oportuno. O que peço é que colaborem no sentido de não divulgar informações falsas, pois já estamos vivendo um momento muito difícil. O município tem que dar conta de pensar nas pessoas que estão paradas na UPA, dar conta da escassez de vacinas, fazer toda a logística da campanha, sem saber quando a vacina chega. Então, faço um apelo à população nesse sentido, porque vamos ficando enfraquecidos e desgastados. Falta empatia e saber mais sobre a real situação”, apela.

 

Redação Abordagem

Foto PMA




lena pilates
Pharmacia Antiga