Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 24/06/2016

Centro de Artes e Esportes Unificado é inaugurado no Parque Colinas

O espaço recebeu o nome da assisense Helenira Rezende de Souza Nazareth.

Centro de Artes e Esportes Unificado é inaugurado no Parque Colinas

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 24, o Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU – Helenira Rezende de Souza Nazareth, no Parque Colinas, em evento que contou com a participação de autoridades locais e comunidade do bairro.

O CEU é um Equipamento Público que integra atividades socioculturais, socioassistenciais, recreativas, esportivas, de formação e qualificação e conta com edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer, compostos por Salas Multiuso; Biblioteca; Telecentro; Cineteatro/Auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground, pista de caminhada e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, o quarto na cidade de Assis.

A implantação deste equipamento público contou com recursos do governo federal repassados à Prefeitura de Assis, que foi a responsável pela execução das obras e pelo desenvolvimento da Mobilização Social que acontece desde 2013, envolvendo moradores e entidades representantes da sociedade civil organizada.

O Grupo Gestor do CEU de Assis é formado por 30 pessoas, sendo 10 moradores, 10 representantes da sociedade civil através das entidades: Zimbaue, CIRCUS, Eu Planto, Ponto de Cultura e Braços Abertos e 10 representantes do poder público ligados a Fundação Assisense de Cultura - FAC, a Autarquia Municipal de Esportes, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal da Saúde.

O projeto instalado em Assis é inovador e tem o objetivo de abranger integralmente quatro bairros da cidade (Parque Colinas, Jardim Eldorado, Três Américas I e Nova Assis), atingindo diretamente aproximadamente 20 mil pessoas. Porém, toda a comunidade assisense poderá frequentar e participar dos projetos desenvolvidos no Centro. Um dos pilares deste equipamento é a instalação do CRAS IV, onde a Secretaria Municipal da Assistência Social irá trabalhar junto à comunidade local, oferecendo para as famílias um acompanhamento integral, para que conheçam seus direitos e benefícios.

“O CEU é mais um equipamento público em benefício ao cidadão assisense e que contribui para o desenvolvimento de nosso município. Agradeço a todos os envolvidos neste projeto e tenho certeza de que ele será muito bem utilizado pela população deste e de outros bairros de Assis”, disse o Prefeito Ricardo Pinheiro Santana.

Homenagem

O CEU de Assis recebeu o nome de Helenira Rezende de Souza Nazareth, por aprovação dos vereadores da Câmara Municipal de Assis. Helenira Rezende de Souza Nazareth foi uma ex-líder estudantil que não mediu esforços para transformar a sociedade brasileira, sobressaindo-se no esporte, nos estudos, na arte da oratória e do teatro e na política, mantendo e lutando por uma filosofia de vida pautada na liberdade e nos direitos humanos. Assim como Helenira,o CEU de Assis se propõe a ser desde já um espaço de transformação social. As irmãs de Helenira estiveram presentes no evento de inauguração.