Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
AGRICULTURA • 08/04/2019

IV Encontro do Dia Mundial da Saúde destaca a importância da saúde em rede

O evento foi organizado pelo AME Assis em parceria com 15 instituições de saúde da região.

IV Encontro do Dia Mundial da Saúde destaca a importância da saúde em rede

Na noite desta quinta-feira, 04, o IV Encontro alusivo ao Dia Mundial da Saúde reuniu, no Teatro Municipal de Assis, instituições das áreas de assistência e de educação em saúde de Assis e região. O evento seguiu o tema “Cuidado em Rede de Saúde” escolhido pelas instituições organizadoras e envolveu autoridades, profissionais e estudantes da área.

A palestrante desta edição foi Isabel Cristina Nucci de Souza, Assistente Social e Mestre em Psicologia, da Atenção Básica do Departamento Regional de Saúde/ DRS-IX Marília - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que falou sobre a importância do cuidado em rede nos Municípios. “As redes são estruturas abertas que formam novos ‘nós’ e, assim, novas possibilidades de comunicação, compartilhando valores e objetivos comuns, como de fato é o nosso SUS, o qual lutamos e preservamos a todo custo, mesmo enfrentando grande dificuldade”, cita Isabel.

Neste ano, além da palestra, foram apresentadas quatro experiências exitosas relacionadas ao trabalho em rede na área da saúde, sendo três ligadas ao trabalho de Estratégias de Saúde da Família – ESFs e uma da área Ambulatorial, foram elas: “Tecendo Redes: uma experiência de articulação do trabalho em rede intersetorial de um território de saúde no Município” da Secretaria de Saúde de Assis; “Humanização do atendimento ao paciente por meio da atenção as condições crônicas” apresentado pela Secretaria de Saúde de Maracaí;  “A implantação de práticas cuidadoras na atenção às  condições crônicas” da Secretaria de Saúde de Cruzália; e “Qualificação na linha de cuidado do Reflexo Vermelho”, apresentada pelo AME Assis.

A gerente administrativa do AME Assis, Andreia Camargo Souza destacou a importância das parcerias na área da saúde: “Uma unidade de saúde não funciona sozinha, ela precisa sempre ser desenvolvida de forma integrada, e é por isso que valorizamos o trabalho em rede, ou seja, unidos para fazermos o bem para toda a região”.

Além de debater e refletir sobre o cenário de saúde atual, o evento também angariou alimentos entre os participantes, os quais foram repassados à instituição de acolhimento e cuidado com idosos, Abrigo a Idosos de Assis. Na oportunidade foram arrecadados 179 litros de leite longa vida, 28 pacotes de bolachas de maisena, 27 pacotes de bolachas água e sal, 9 pacotes de café, 2 litros de óleo, 2 pacotes de feijão, 1 pacote de sal, 1 pacote de açúcar e 1 pacote de leite em pó.

Para as organizações envolvidas, a quarta edição do Encontro foi um sucesso, pela importância e atualidade do tema e, principalmente, pela grande adesão do público, com o registro de 450 participantes.

A Santa Casa de Assis - AME Assis agradece a parceria de todas as instituições organizadoras envolvidas no IV Encontro do Dia Mundial da Saúde: Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap/Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e Prefeituras de Assis, Cândido Mota, Maracaí, Conselho Municipal de Saúde, Centro Paula Souza - Etec Pedro D’Arcádia Neto, Hospital Regional de Assis,  Rede de Atenção Básica - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – Coordenadoria de Regiões de Saúde – Departamento Regional de Saúde/         DRS-IX Marília, Unopar, Universidade Paulista – Unip/Assis e Fundação Educacional do Município de Assis – Fema.

Para saber mais sobre o Ambulatório Médico de Especialidades de Assis acesse: www.ameassis.org.br.