Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
LOCAL • 26/10/2018

Ato na Unesp de Assis tem Suplicy e ELENAO no telão

Há três dias, universidades públicas são alvos de ações policiais e da Justiça Eleitoral.

Ato na Unesp de Assis tem Suplicy e ELENAO no telão

Há três dias, universidades públicas de todo o país são alvos de ações policiais e da Justiça Eleitoral. Oficiais e fiscais de tribunais eleitorais desencadearam uma série de ações que visam coibir supostas propagandas eleitorais em instituições de ensino público. Entidades e comunidade acadêmica repudiam as operações, que aconteceram em diversos Estados.

Em Assis, há por parte de eleitores contrários à esquerda, questionamento sobre duas situações: A presença de Eduardo Suplicy na Unesp local; a exibição da frase ELENAO, alusiva a da hashtag contra o candidato à presidência da Reública, Jair Bolsonaro (PSL), no telão do Salão de Atos. Durante um evento, houve manifestações de apoio ao candidato Fernando Haddad (PT), e repúdio a Bolsonaro.

Suplicy é economista, professor universitário, administrador de empresas e político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é um dos fundadores. A visita dele ocorreu no dia 15 deste mês. Vereador de São Paulo e candidato derrotado ao Senado,  Suplicy veio à Unesp de Assis com a palestra "Direitos e Democracia”.

A apresentação, programada para ocorrer no Salão de Atos, teve de ser realizada ao ar livre, em frente ao prédio central do campus, já que pelo menos mil pessoas compareceram.

No no salão, a imagem em tela da hashtag “ELENÃO”, arrancou aplausos e gritos entusiasmados dos universitários, conforme registrado em vídeo por uma das alunas.

Contatada pela reportagem Abordagem Notícias para falar sobre a polêmica visita do petista no intervado do primeiro e segundo turno das eleições, Andrea Lucia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi, diretora da Unesp, campus de Assis, nega qualquer ação em favor de algum dos candidatos à Presidência, e diz que Eduardo Suplicy foi convidado para a 34ª Semana de História promovida pelo Departamento de referida disciplina.

“Tivemos a preocupação na recepção dele, mas foi convidado como professor aposentado da Fundação Getúlio Vargas, na semana que tratou dos 70 Anos dos Direitos Humanos. Inclusive, ele só aceitou vir porque foi após o período eleitoral e não era mais candidato”, frisa a diretora.

Segundo relata, a visita de Suplicy acabou sendo amplamente divulgada nas redes sociais e um número elevado de pessoas, não esperadas, compareceu ao ato.

“Nos programamos para um evento acadêmico, que seria realizado no Salão de Atos, com capacidade para 100 pessoas. Como veio muito mais que isso, não havia como acomodá-las na parte interna”, justifica sobre a mudança ao ar livre.

Rossi reforça que “não foi um ato de campanha, foi um evento acadêmico, onde o professor veio para falar sobre um tema da Constituição Federal de 1988, e sobre seu livro. O objetivo da palestra foi nesse contexto, contudo, infelizmente, ou felizmente, tivemos a participação de muitas pessoas, muitas que têm uma posição partidária política e se manifestaram”, argumenta.

Sobre a exibição da hashtag “ELENÃO”, a diretora relata ter havido a apresentação do Coral da Unesp, que colocou a imagem na tela quando cantava a música “Another Brick in the Wall”, da banda britânica Pink Floyd.

A diretora frisa que a Unesp é aberta a todos, não havendo cerceamento das ideias. “De ontem para hoje várias universidades se manifestam em defesa da democracia. Tem de haver liberdade de expressão no meio acadêmico. Não houve, em nenhum momento, intenção tendenciosa. Somos abertos a todos que quiserem vir expor ideias”, garante.

Em sua página do Facebook, Eduardo Suplicy postou um comentário sobre a vista à universidade local.

"Vivi um momento inesquecível na UNESP de Assis, no interior de SP. Foi uma noite maravilhosa e encorajadora nesses tempos difíceis que atravessamos de ódio e ameaça à democracia. Entre mais de mil estudantes e professores, na palestra com maior público já realizada na UNESP de Assis, renovei minha energia para lutar pela efetivação da Renda Básica de Cidadania, pelo aprofundamento da democracia e pela derrocada do fascismo crescente em nosso país. Estou muito animado e confiante que, juntas e juntos, elegeremos Fernando Haddad presidente, para que o Brasil possa ser feliz de novo”, expressa a postagem.

Os fatos chegaram ao conhecimento do Ministério Público Eleitoral de Assis e os documentos serão encaminhados, assim que possível, ao Procurador Regional Eleitoral para as providências pertinentes.

 

 

Redação Abordagem Notícias

Fotos divulgadas nas redes sociais




lena pilates
Pharmacia Antiga