Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
LOCAL • 17/08/2018

Solenidade: Penitenciária de Assis encerra semestre do Grupo de Apoio Vida Nova

O trabalho é norteado pela Cruz Azul no Brasil .

Solenidade: Penitenciária de Assis encerra semestre do Grupo de Apoio Vida Nova

No dia 09 de agosto foi realizada na Escola da Penitenciária de Assis a solenidade de encerramento do primeiro semestre do Grupo de Apoio Vida Nova, desenvolvido desde o ano 2013. O Grupo, de autoajuda, é desenvolvido também em três bairros da cidade de Assis e foi  idealizado pelo agente de segurança penitenciária, Nivaldo dos Santos. 

O Projeto tem como objetivo a manutenção da abstinência às substâncias psicoativas e a participação dos detentos é espontânea.  O Grupo se reúne semanalmente, com participação de monitores treinados sob a coordenação de Nivaldo.

O trabalho é norteado pela Cruz Azul no Brasil e tem como características o espaço de expressão e escuta, sigilo, respeito mútuo e necessidade de assiduidade, participação e pontualidade. Além da presença voluntária, há a participação indicada pelo Judiciário de Assis e região, como tratamento constante no Artigo 28 da Lei 11.343, de 23/08/2003-6.

A solenidade contou com a participação de funcionários da Unidade e do representante da Cruz Azul no Brasil, o psicólogo Saulo Pereira Lima, que enalteceu o trabalho realizado em Assis, informando, inclusive, que no Estado de São Paulo é o único grupo de apoio neste modelo atuando no sistema prisional.

Para Nivaldo dos Santos “o grupo tem realizado um importante trabalho na Penitenciária e na cidade de Assis. Temos conseguido resgatar muitas vidas, possibilitando o entendimento sobre as dores de cada um e a possibilidade de mudanças de paradigmas e de escolhas.”

O Grupo inicia nova fase ainda nesse mês de agosto, com a continuidade do trabalho no segundo semestre.

 

Abordagem Notícias, com fotos de Viviane Vaz.




lena pilates
Pharmacia Antiga