Abordagem Notícias
SANTA CASA
ARTIGO • 04/07/2018

Medicina inspiradora e admirável!

Jornalista destaca a dedicação do doutor Peralles.

Medicina inspiradora e admirável!

Há algum tempo eu me pergunto: o que leva um médico de 89 anos, bem sucedido na vida e na carreira, a continuar exercendo a sua profissão? O que o faz levantar-se diariamente e ir para seu consultório ouvir atentamente sobre dores alheias e procurar diminuí-las? Que sentimento é esse que o motiva a doar um dia da semana para atender pacientes do Sistema Único de Saúde?

É admirável a forma como que o Dr. Fernando Cordeiro Peralles segue exercendo a Medicina. É louvável sua relação de amor com a profissão. Mais do que isso, é impressionante os tantos relatos que já ouvi, muito além do testemunho que eu mesma posso dar, da qualidade do atendimento deste médico. 

Jamais poderei concordar com colegas de profissão desse grande médico que acham que o velho clínico geral, apesar de toda experiência, se limita a casos que não requeiram especialização. Há vários anos, depois de passar por muitos especialistas e pagar muito bem por cada consulta, minha avó descobriu e tratou sua enfermidade com êxito graças ao D. Fernando Cordeiro Peralles. Médicos não são deuses. Eles também são passíveis de erros. Mas o que pode diferenciá-los mais do que a experiência e o conhecimento específico da matéria, é a sensibilidade com que tratam cada paciente e a dor que estão enfrentando.

Essa diferença me foi acentuada ao me deparar em dado momento de minha vida com um médico que, uma vez duramente criticado por algum paciente, fechou seu coração para todos os demais. Que os pacientes gratos paguem pelos ingratos, mesmo que isso custe à desumanização do sistema público de saúde; assim pensava ele. É compreensível, mas foi triste ver o endurecimento de um coração que, certamente não foi sempre assim tão apegado as burocracias. Cabe ressalvar que as burocracias têm a sua importância para uma sociedade, desde que não sobreponham ao bom senso. Que tal atitude seja exceção e não regra. Meu ponto de vista apenas. 

Que Deus atue no coração de cada um de nós para que sejamos mais humanos no trato uns com os outros, e, especialmente, no coração de cada médico para que superem as dificuldades que encontram, sobretudo atuando no sistema público de Saúde brasileiro, e lhes conserve a alegria de permanecer “dando de si antes de pensar em si”. 

Obrigada Dr. Fernando Cordeiro Peralles por ser tão inspirador na forma com que conduz sua profissão até os dias atuais. É realmente admirável o modo com que exerce a medicina. Neste dia 4 de julho, coincidente uma quarta-feira (dia em que se dedica aos mais carentes) Dr. Fernando completa 90 anos de vida e pedimos a Deus que lhe conceda muitos anos de vida e saúde para continuar sua jornada de estudos diários e, é claro, poder continuar contanto com seus conhecimentos. Sabia que tu és muito especial para teus familiares, amigos, pacientes, e verdadeiro exemplo de amor ao próximo. Parabéns!!! 

RENATA BALDO
Jornalista e Usuária do SUS
MTB30306 RG 26.798.840-0