Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
REGIÃO • 29/03/2018

Folia de Reis: Assis terá 1ª Oficina do Projeto Novos Foliões

O evento é voltado para a preservação das festas de Folias de Reis, como a de Palmital.

Folia de Reis: Assis terá 1ª Oficina do Projeto Novos Foliões

Palmital-SP é o município do Brasil onde se realiza a maior festa de Folia de Reis no gênero de distribuição gratuita de alimentos. Todos os anos, moradores de toda a região participam da enorme manifestação que reúne cultura, folclore e fé.

A  63ª edição da Festa de Santos Reis de Palmital, foi realizada em 13 de janeiro. Houve um verdadeiro banquete, saboreado por crianças, jovens, adultos e idosos na celebração que sempre reúne gente de toda idade. 

Devido ao grande e crescente sucesso do evento, em 2013 surgiu a ideia de fazer algo para fortalecer as Cias de Reis de Palmital. Mário Reis, o Juninho, criou então o "Projeto Novos Foliões", uma oficina que valoriza toda a cultura da festa popular de forma prática e eficaz para a preservação das folias de reis.

Agora, em 2018, haverá ampliação do projeto. A partir do mês de abril, as ações do Novos Foliões - com incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Proac, não ficarão restritas a Palmital.

Conforme conta o autor, haverá duas oficinas, de quatro horas cada, nas cidades de Assis e Cândido Mota, em abril.

Já nos meses de maio, junho e julho de 2018, serão promovidos 10 encontros na cidade de Palmital, para maior desenvolvimento e perpetuação da tradição. “Vamos usar a página do facebook para manter os futuros, e já foliões, atualizados e informados de tudo que acontecer”, informa Mário Reis.

Em Assis, a 1ª Oficina do "Projeto Novos Foliões" será realizada Cinema Municipal, no dia 15 de abril, das 14 às 18 horas, com inscrição grátis.

Reis explica que a oficina transmite os saberes e a vivência da Folia de Reis na região, pois é a mais importante manifestação folclórica Brasileira. Durante a oficina será mostrado como uma Folia de Reis maneja todos seus rituais durante uma jornada para a realização da tradicional e grande festa.

“Para os interessados em Cultura Popular, na viola caipira, nas tradições regionais, é bastante interessante participar”, destaca o organizador.

Vale ressaltar que podem participar pessoas de  todas as faixas etárias.

Registro feito na última festa, em Palmital.

 

As inscrições podem ser feitas na secretaria de Cultura de Assis, na página do facebook (Projeto Novos Foliões) ou com Mário (18) 99751 2100.

Realização: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Proac Editais, Parceria: Prefeitura Municipal de Assis e Secretaria de Cultura de Assis – SP.

 

Redação Abordagem Notícias

 




lena pilates
Pharmacia Antiga