Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
POLÍCIA • 06/12/2017

Briga entre Facções: Presos de Florínea foram transferidos para o Rio de Janeiro

Troca de presos ligados às facções ocorreu para evitar mortes violentas.

Briga entre Facções: Presos de Florínea foram transferidos para o Rio de Janeiro

Na semana passada, 90 detentos da Penitenciária de Florínea foram transferidos para unidade prisional do Rio de Janeiro, ficando apenas 20 no local. 

Esses presos vieram para a região em fevereiro de 2017, quando houve tensão entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e do CV (Comando Vermelho),  na Penitenciária 1 de Presidente Venceslau-SP, obrigando o grupo de elite da SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) a invadir a prisão e atirar bombas de gás. Na ocasião, os integrantes do CV foram remanejados para Florínea, localizada na rodovia Miguel Jubran, Km 438, s/n - Zona Rural. Os que estavam em Florínea foram transferidos para Paraguaçu Paulista. 

Agora, foram feitas novos remanejamentos. A troca de sentenciados entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no fim de novembro - de 157 presos que seriam integrantes das facções criminosas PCC e CV, ocorreu para evitar uma "guerra declarada", detectada por órgãos de inteligência da SAP paulista.

O órgão que administra os presídios de São Paulo informou que, se não houvesse a identificação e a troca (que levou 90 membros do CV para o Rio, e trouxe 67 integrantes do PCC a São Paulo), "poderia haver assassinatos violentos de presos dentro dos estabelecimentos penais" a exemplo do que ocorreu no início de 2017 em penitenciárias do Norte e Nordeste do Brasil.

A identificação dos presidiários ocorreu em outubro do ano passado. Havia 90 homens que seriam integrantes do CV na penitenciária de Presidente Venceslau. O presídio detém parte da cúpula do PCC. No mesmo mês de 2016, a SAP determinou a transferência dos 90 para o presídio de Florínea, também no interior do Estado.

"No entanto, através de todas as informações obtidas pelo secretário da Administração Penitenciária, foi concluído que de forma alguma poderiam permanecer em estabelecimentos penais paulistas, pois a qualquer hora poderiam ser atacados e barbaramente assassinados", informou a SAP, em nota.

Esses 90 presidiários que estavam em Florínea foram identificados como pertencentes ou simpatizantes do Comando Vermelho por três aspectos: identificação por análise de tatuagens; verificação de prontuários penitenciários para saber se nasceram no Rio e/ou que cumpriram pena em prisões cariocas; e, por último, identificação através do sotaque.
 

Guerra está declarada entre as facções criminosas
 

No dia 12 de abril deste ano, secretários de SP e Rio se reuniram e decidiram trocar os membros fluminenses detidos em São Paulo com os integrantes paulistas detidos no Rio. Juízes dos dois Estados aprovaram a troca.

A ideia, inicialmente, era fazer a troca via terrestre, com carros de polícia de ambos os Estados. No entanto, a inteligência da segurança entendeu que "poderia trazer uma série de riscos". Os Estados contactaram, então, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, o qual autorizou o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) a arcar com as despesas de transporte através de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

"Graças a essas providências é que nenhuma ocorrência grave foi registrada em prisões paulistas, estando o sistema penitenciário funcionando dentro de um clima de normalidade", informou a SAP paulista.

Também por meio de nota, o Depen informou que "o resultado esperado é mais agilidade nos processos judiciais ao devolver para os estados de origem os presos que aguardavam julgamento em unidades prisionais distantes de onde cometeram os crimes", complementou o departamento.

 

Informações da UOL, com acréscimo da redação Abordagem Notícias.

 




lena pilates
Pharmacia Antiga