Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 12/07/2017

Penitenciária de Assis conclui Projeto Perspectivas do primeiro semestre de 2017.

O Projeto tem como objetivo despertar e motivar o sentenciado para mudanças.

Penitenciária de Assis conclui Projeto Perspectivas do primeiro semestre de 2017.

Na última semana de junho foi realizada na Penitenciária de Assis a solenidade de encerramento do primeiro semestre de 2017 do Projeto Perspectivas, sendo esta a 10ª Edição realizada. O Projeto foi idealizado em 2008 pelo Agente de Segurança Penitenciária, Mauro Sérgio Nunes, falecido em 2016, e teve continuidade liderado pelos funcionários do Centro de Trabalho e Educação Roseli Ferreira Ameduri, Rosana Ferreira, Fernando Augusto Carmo Leme Chu e Carlos Alberto de Oliveira.

O Projeto tem como objetivo despertar e motivar o sentenciado para mudança comportamental e cultural, fazendo com que ele seja mais consciente em seu dia a dia e reflexivo acerca de sua realidade e de suas possibilidades de reintegração social.

A metodologia utilizada é a realização de quatro grupos anuais. Cada grupo, de 60 sentenciados, participa do Programa em 16 encontros semanais com quatro horas de duração, num total de 64 horas, sendo trabalhados anualmente 240 sentenciados. Em cada encontro é desenvolvido um tema, através de palestras, dinâmicas de grupo, vídeos informativos e motivacionais, músicas, leitura de textos e discussão em grupo. Os temas são autoestima; família; resgate; trabalho em grupo; companheirismo; vencendo preconceitos; sentimentos contraditórios; domínio próprio; perseverança, gentileza, gratidão e superação.

Através do Projeto, os sentenciados são encaminhados para outros da Unidade, sendo eles: Música na Prisão, Ressocializar com Arte, Projeto Amoarte; Curso de Mecânica Básica; Projeto de Leitura e Produção de Texto, Curso de Informática Básica; Programa de Educação para o Trabalho, Projeto de Filosofia Funcional e Cursos Profissionalizantes. Os resultados são:

-interesse e procura pela educação, sendo a Penitenciária de Assis a Unidade Prisional com maior número de reeducandos estudando;

-identificação de “talentos” e habilidades para participação em outros projetos da Unidade, promovendo a individualização da pena;

-contribuição para a disciplina da Unidade; e

-promoção de mudanças pessoais com vistas à reinserção social.

No evento estavam presentes funcionários e diretores da Unidade, representantes do Instituto Augusto Cury, da UNESP de Assis, da UNIP de Assis, do Conselho da Comunidade, da Central de Atenção ao Egresso e Famílias, da UEL de Londrina, da Pastoral Carcerária, da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria Municipal de Educação. Ainda presente a representante do Datafolha, que na ocasião realizou apontamentos para serem encaminhados ao Prêmio INNOVARE, no qual o Projeto Perspectivas esta concorrendo.

O Diretor Técnico III da Unidade, Mauro Luiz Lima, encerrou o evento fazendo apontamentos sobre a importância do Projeto e das parcerias conquistadas pela Unidade, salientando que a Educação é a porta de entrada para a transformação e amadurecimento pessoais.

 

           

 

 

 





lena pilates
Pharmacia Antiga