Abordagem Notícias
ESCRITORIO ESCARAMBONI
ASSIS-SP • 06/06/2026 às 12:21

Cursos da FEMA participam do Rotary Day com ações de promoção da saúde e atividades para a comunidad

Estudantes e residentes desenvolveram orientações, avaliações e atividades educativas durante evento

Cursos da FEMA participam do Rotary Day com ações de promoção da saúde e atividades para a comunidad

Cursos da FEMA participam do Rotary Day com ações de promoção da saúde e atividades para aEstudantes e residentes desenvolveram orientações, avaliações e atividades educativas durante evento realizado no Recinto da FICAR comunidade

Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), além dos médicos residentes da Residência Médica da instituição, participaram do Rotary Day, realizado no último domingo, 31 de maio, no Recinto da FICAR, em Assis.

A participação da FEMA integrou uma série de ações voltadas à promoção da saúde, prevenção de doenças e orientação da população, proporcionando atendimento, informação e interação com os visitantes do evento.

Os cursos de Enfermagem e Medicina atuaram em conjunto na realização da “Copa da Promoção da Saúde”, um jogo interativo voltado à conscientização sobre temas relacionados ao bem-estar e qualidade de vida para toda a família. Entre os assuntos abordados estiveram a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, a promoção da saúde cardiovascular por meio da prática regular de exercícios físicos, a importância da vacinação contra o HPV, situações que exigem o acionamento dos serviços de emergência e orientações sobre reanimação cardiopulmonar (RCP).

Também foram promovidas atividades educativas destinadas ao público infantil, com jogos sobre higienização das mãos e saúde bucal. Além disso, foram realizadas aferições de sinais vitais, glicemia capilar e orientações de primeiros socorros em parceria com o projeto de extensão FEMA Ethos, com foco em técnicas de RCP em adultos e desobstrução de vias aéreas em crianças e adultos, sob supervisão da Profa. Dra. Talita Domingues Caldeirão, e também Profa. Dra. Ana Carolina Simões Pereira, Coordenadora do Curso de Enfermagem.

A participação no evento também contribuiu para o fortalecimento da integração entre a instituição e diferentes serviços da Rede de Atenção à Saúde (RAS), além de proporcionar vivências práticas aos estudantes e aproximação com a comunidade. 

Já o curso de Fisioterapia desenvolveu atividades voltadas à avaliação da funcionalidade física da população. Os visitantes puderam participar de um circuito com exercícios de agilidade, equilíbrio e coordenação motora, além de avaliações de força muscular por meio de dinamômetros e testes de flexibilidade realizados com o Banco de Wells.

Outra atividade promovida foi o Brincar Terapêutico, estratégia que utiliza o lúdico para estimular o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças. A proposta foi demonstrar que exercícios simples e brincadeiras podem contribuir para a promoção da saúde e para a manutenção da força, da flexibilidade e da qualidade de vida.

As atividades do curso de Fisioterapia contaram com a participação de estudantes do primeiro ao quinto ano, sob supervisão das professoras Dra. Allysiê Priscilla de Souza Cavina e Dra. Cassia Regina Saade Pacheco, coordenadora do curso.

A participação da FEMA no Rotary Day reforça o compromisso da instituição com a formação prática de seus estudantes e com o desenvolvimento de ações de extensão que aproximam a comunidade de informações e serviços voltados à promoção da saúde.


 

--

Fonte: Assessoria de Comunicação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.


Sua Unha