Gestão Ambulatorial Santa Casa – AME Assis passa por auditoria externa para certificação ONA
E pode se tornar a primeira acreditada do Vale do Paranapanema em qualidade e segurança em saúde
O AME Assis – Ambulatório Médico de Especialidades sob Gestão Ambulatorial da OSS Santa Casa de Assis – recebeu nos dias 11 e 12 de novembro a auditoria externa para certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), conduzida pelo Grupo IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, maior instituição acreditadora em saúde da América Latina. A auditoria representa um dos marcos mais importantes na trajetória da unidade e no processo de consolidação da qualidade e segurança do cuidado prestado à população.
Participaram da avaliação os auditores Patricia Lins, Marcelo Feitosa e Ivete Assef, da acreditadora em saúde IBES, que analisaram detalhadamente os processos assistenciais, administrativos e de apoio do AME Assis.
Durante os dois dias de visita, foram avaliados protocolos de segurança do paciente, fluxos de atendimento, gestão de riscos e práticas de governança clínica, com o objetivo de verificar a conformidade da unidade com os padrões exigidos pela ONA.
A avaliadora Ivete Assef destacou que a metodologia da ONA propõe uma reorganização dos processos para aprimorar continuamente a segurança e a eficiência no atendimento.
“Estamos realizando uma visita seguindo a metodologia da ONA para identificar se o AME de Assis está atendendo aos requisitos para a certificação. Essa metodologia traz uma reestruturação e um olhar focado na segurança do paciente e na melhoria dos processos, tornando-os mais ágeis e seguros, diminuindo riscos”, explicou.
Para o provedor da Santa Casa de Assis, Dr. Arnaldo Thomé, a visita técnica representa o reconhecimento de um trabalho construído com dedicação e foco na excelência desde o início da gestão em 2013.
“Essa certificação vem confirmar todo o trabalho de qualidade que está sendo feito aqui no AME. É um reconhecimento pelo serviço prestado à população, um ganho em excelência. A gestão do AME, com a Andreia e toda sua equipe, tem trabalhado com afinco, e estamos numa expectativa muito grande de que essa avaliação seja um sucesso e nos traga essa certificação. Tenho certeza de que isso vai acontecer”, afirmou o provedor.
A gerente de Serviços Ambulatoriais da Santa Casa, Andreia de Camargo Souza, também ressaltou o engajamento das equipes e o aprendizado obtido com o processo de avaliação:
“Mesmo aguardando o resultado da acreditação ONA, já vivemos a sensação de uma grande conquista. Após dois dias intensos de auditoria da IBES, com o apoio da consultoria DC Carvalho, reafirmamos a evolução e a maturidade dos nossos processos — fruto de um sonho que nasceu na Santa Casa de Assis e guiou o AME Assis desde sua criação. Essa jornada foi marcada pelo engajamento, pelo pertencimento e pela dedicação de toda a equipe. E reforçamos: somos um serviço SUS, e o paciente SUS merece atendimento seguro, qualificado e humano. Cada melhoria foi pensada para oferecer o melhor cuidado possível. Independentemente do resultado final, essa conquista já é nossa — e quem mais ganha com ela é o paciente SUS”, disse.
A auditoria reforçou a consolidação da Gestão Ambulatorial da Santa Casa de Assis como referência regional em eficiência, transparência e qualidade na saúde pública.
O resultado final da certificação será divulgado nas próximas semanas. Com a confirmação da certificação, o AME Assis se tornará a primeira unidade acreditada do Vale do Paranapanema pela ONA — um marco para toda a região.
Fonte: Assessoria de Comunicação
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupoDupla é flagrada com mais de 13 kg de maconha em Palmital



