Alerta importante: Agosto é o mês com maior incidência de escorpiões
Ações integradas são fundamentais para diminuir os riscos em casa

Com a chegada do mês de agosto, se torna comum o aparecimento de escorpiões nas residências. Em Assis, moradores recebem orientação para os cuidados necessários e que garantam mais segurança às famílias.
Antônio Carlos Leite, coordenador de Endemias do município, explica que entre os meses de agosto e setembro, nesse período “as fêmeas ficam mais ativas e carregam maior quantidade de veneno, o que pode ocasionar aumento no risco de acidentes nas residências, inclusive quando há aumento das temperaturas, pois no calor, a presença desses animais se torna mais evidente, pois preferem locais frescos e úmidos para se abrigarem”, destaca.
Ele ressalta que diariamente agentes de Endemias, uniformizados e com uso do crachá de identificação, realizam visitas domiciliares nos bairros em Assis, mas o trabalho conjunto com a população pode colaborar no combate.
“Ações integradas são fundamentais para diminuir os riscos provocados pelos escorpiões. Em casa, moradores podem ajudar mantendo quintais sempre limpos, verificar roupas de cama e calçados antes de usar, organizar objetos espalhados pelo chão, afastar móveis da parede. Fazer vistorias regulares e manter ambientes limpos é a melhor prevenção!”, orienta.
O coordenador reforça ainda que, para casos de picada, a recomendação é levar a vítima imediatamente à UPA – Unidade Pronto Atendimento. “Se aparecer algum escorpião na residência, orientamos colocar o animal e recipiente com tampa, até a chegada da nossa equipe para retirada do local. Lembramos ainda que, o manuseio deve ser feito de forma cautelosa, para não ocorrer acidente com picada”.
Mais informações no Controle de Endemias em Assis, pelo telefone (18) 3302-5555.
Fonte: Assessoria Câmara Municipal
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo