Abordagem Notícias
CELULAR
SAÚDE • 07/12/2023

Assis inicia implantação do DIU

Dispositivo custa mais de R$ 1 mil na rede privada.

Assis inicia implantação do DIU

A prefeitura de Assis por meio da Secretaria da Saúde informa que começou a oferecer a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), método contraceptivo eficaz que auxilia no planejamento familiar para as usuárias do SUS.

O DIU é altamente efetivo para evitar a gravidez indesejada. A liberação de hormônios é feita de forma progressiva e tem duração de 5 anos. Importante salientar que esse método é reversível, ou seja, quando a mulher desejar uma gravidez planejada o profissional médico retira o dispositivo que fica alojado no útero.

O DIU oferecido pela Saúde de Assis são o Mirena e a Kyleena ambos do laboratório Bayer. Além da gravidez indesejada, esse método ainda reduz o fluxo menstrual, as cólicas menstruais, e são contraceptivos seguros de longa duração e altamente eficazes.

Na rede privada esses dispositivos custam mais de R$ 1 mil e ainda a usuária arca com as despesas pela inserção do mesmo.

Quem pode procurar pelo DIU?

Todas as mulheres com vida sexual ativa podem procurar o médico da sua unidade de Saúde, seja UBS ou ESF e manifestar o desejo de colocar o DIU. Adolescentes devem ir acompanhadas de algum responsável.

“O DIU não é o único método contraceptivo que temos em nossa rede. Temos a pílula que já é amplamente distribuída e recentemente implementamos o Implanon, também altamente eficaz. Estamos investindo para garantir as mulheres um método de escolha eficaz e altamente confiável”, conclui a secretária da Saúde, Cristiani Silvério.

Fonte: comunicação PMA