Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 24/05/2023

Conselheiros da FEMA rejeitam a prestação de contas de 2022

A votação contou com nove votos contra e dois votos a favor.

Conselheiros da FEMA rejeitam a prestação de contas de 2022

Na noite de terça-feira (24), os conselheiros da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) votaram e reprovaram a prestação de contas do presidente Arildo José de Almeida referente ao exercício de 2022. O relatório do Tribunal de Contas é de 2021, mas faz diversos apontamentos sobre gastos do ano passado, como termos aditivos de contratos e salários. A votação contou com nove votos contra e apenas dois favor.

O clima foi de tensão durante a reunião, que durou cerca de duas horas, e os conselheiros se revezaram em argumentos e acusações. A discussão foi acalorada e, em alguns momentos, chegou a ser exaltada entre o presidente, Arildo e alguns dos membros do conselho.

Antes da votação, houve polêmica sobre o acesso ao relatório do Tribunal de Contas, que foi negado ao representante dos professores, David Valverde. Apenas durante a reunião os conselheiros tiveram acesso ao documento.

Votaram a favor das contas apresentadas, o representante da comunidade, Flávio Erivelto Moretone, e o suplente do titular Name Sabeh como representante da ACIA, Fernando Rocha, da ACIA. 

Já os conselheiros que votaram contra foram Thiago Valentin Trigolo, da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos; Conrado Ferreira Arcoleze, representando os alunos da FEMA; David Lúcio Valverde, em nome dos professores da FEMA; Nilson Silva, das Entidades do Magistério de Assis; Cláudio Reis, da UNESP de Assis; José Francisco Albino, dos funcionários da FEMA; Marcelo Melo, da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Assis; Thiago Gomes da Silva, da OAB – Subseção de Assis; e Hélio Paiva Mattos, dos Sindicatos de Trabalhadores de Assis.

O médico Roberto de Melo, da Associação Paulista de Medicina,se absteve e justificou não estar suficientemente esclarecido para votar.

A partir de agora, a FEMA terá que reformular sua prestação de contas e corrigir todas as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas. O futuro financeiro da instituição ainda é incerto, mas a votação desta terça-feira indica que a transparência e a fiscalização estarão em alta na FEMA daqui para frente.

Para o presidente da CPI instaurada pela Câmara Municipal de Assis, o vereador Fernando Sirchia, "Ontem aconteceu o primeiro grande passo rumo a responsabilização dos dirigentes da FEMA. Grande parte do que vinha sendo demonstrado pela CPI foi comprovado pelo relatório prévio do TCE sobre as contas de 2022. Fico aliviado de saber que a FEMA, através de seu Conselho Curador, está se movimentando para por fim a mácula que vem manchando a instituição. Acredito que a votação de ontem simboliza uma virada nos rumos da FEMA, o Conselho Curador deu o primeiro passo rumo à cura do câncer que a assola”, expressou. 

 

 

 

Fonte: Redação - foto reprodução de vídeo




lena pilates
Pharmacia Antiga