Abordagem Notícias
SANTA CASA
SAÚDE • 26/04/2023

Covid-19: Ministério da Saúde amplia vacinação com a bivalente para pessoas acima de 18 anos

O estado de São Paulo possui a maior cobertura vacinal, somando 131.156.410 doses aplicadas.

Covid-19: Ministério da Saúde amplia vacinação com a bivalente para pessoas acima de 18 anos

Toda a população maior de 18 anos já pode se vacinar com a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. A ampliação pelo Ministério da Saúde começou na última segunda-feira (24) e tem como objetivo reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.

Essa nova etapa da vacinação faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação e aproximadamente 97 milhões de brasileiros já podem procurar as unidades de saúde para tomar a dose de reforço. 

O estado de São Paulo possui a maior cobertura vacinal, somando 131.156.410 doses aplicadas. Francisco Gonçalves Ferreira, de 71 anos, é operador de máquinas e morador de Campinas. Ele conta que para ele, a vacina é muito importante e recomenda que outras pessoas também tomem. 

“Eu acho que qualquer pessoa que pensar bem, tem que tomar a vacina e se proteger, porque você não está protegendo só você, está protegendo os seus próximos, os seus familiares e os amigos", comenta. 

O infectologista Julival Ribero orienta as pessoas que já tiveram seu ciclo primário de vacina completado, para que se dirijam aos centros de saúde para tomar a dose de reforço com a vacina bivalente.

“Nós ainda temos o vírus que causa a covid circulando no nosso meio. O que nós observamos é que houve uma diminuição do número de casos de mortes, de internações e de casos graves. Isso se deve graças à vacina que foi usada pela população para se prevenir da covid-19”, informa. 

Para se vacinar, é preciso levar um documento de identificação e, caso possível, o cartão de vacina contendo as doses das vacinas anteriores contra covid-19. A vacina bivalente será aplicada após quatro meses da última dose de reforço ou da segunda dose. Aqueles que não receberam a primeira ou a segunda dose precisarão começar o esquema vacinal com a dose monovalente, que também está disponível nas unidades da Secretaria de Saúde.

 

Fonte: Brasil 61




lena pilates
Pharmacia Antiga