Abordagem Notícias
Unifio
BELEZA • 31/01/2023

Verão: especialista dá dicas de cuidados para o cabelo na estação mais quente do ano

Expert de beleza ensina a proteger as madeixas do desgaste de sol, mar e piscina

Verão: especialista dá dicas de cuidados para o cabelo na estação mais quente do ano

O verão chegou com tudo! Você conhece os cuidados básicos que devemos ter nessa época do ano?  Essa é a estação perfeita para ir à praia, praticar esporte ao ar livre e passear com a família. Mas, devemos ficar atentos, pois nessa época a incidência da radiação ultravioleta fica mais intensa, tendo riscos como o câncer de pele, queimaduras, entre outros problemas. Com isso, não devemos esquecer de reforçar nossos cuidados diários com a pele.

 

Os cabelos também sofrem agressões vindas da radiação ultravioleta, do cloro, da água do mar e da poluição. Eles degradam a estrutura dos fios, causando ressecamento e ficam quebradiços, por isso é de suma importância proteger os fios para minimizar os danos à fibra capilar. Os raios UVB são os maiores responsáveis por danificar a queratina dos fios, deixando os cabelos mais frágeis e com pontas duplas. Já os raios UVA oxidam e desbotam a cor, independente de se ela for artificial ou natural.

 

Para te ajudar nessa missão, a Hairstylist, Bruna Scharf, da rede Walter's Coiffeur reuniu algumas dicas e segredos de expert para prevenção e reparo, que prometem transformar e reparar a textura e aparência dos fios. Confira!

 

1-      Hidratação é o segredo 

Um dos principais efeitos do verão no cabelo é o ressecamento, que gera fios quebradissos opacos, sem vida e pontas duplas. A exposição prolonga dos cabelos aos raios UV, fatores externos, vento e poluição, fragiliza a cutícula que protege a fibra capilar, danificando sua estrutura e facilitando a perda de água e nutrientes. Para evitar e tratar o ressecamento, a dica é usar e abusar das máscaras de hidratação capilar. "O ideal é aplicar uma vez por semana, ou mais vezes dependendo do seu cabelo e nível de necessidade", afirma Bruna. 

 

2-      Protetores térmicos no dia a dia 

É fundamental manter os fios protegidos do calor e exposição aos raios UV. "Produtos protetores térmicos são muito conhecidos na aplicação pré utilização de secadores de cabelo, chapinha e outros aparelhos de altas temperaturas. Mas é preciso entender que o protetor não é limitado apenas aos aparelhos, ele deve ser usado constantemente para proteger os fios da exposição solar e altas temperaturas. ". Para proteger os fios, os óleos também são outra opção de aliados. Óleos como os de argan, de maracujá, de cupuaçu, de endiroba e de damasco, são muito eficientes, pois formam um filme de emoliência e de resistência, protegendo como se fosse uma capa de lipídeos.

 

3-      Água morna e fria são os melhores amigos 

Sempre que possível, tente evitar banhos quentes. A alta temperatura da água pode causar danos tanto na pele quanto nos cabelos, ressacando os fios e estimulando a oleosidade excessiva do couro cabeludo. "Sempre enxague o cabelo com água morna ou fria. A temperatura mais baixa é responsável por fechar as cutículas dos fios, trazendo brilho e maciez ao cabelo. "

 

4-      Reconstrução capilar 

Esse procedimento ajuda a recuperar a fibra dos fios e reparar as fissuras existentes, que foram causadas por processos químicos e agentes externos como chapinha, secador, tintura, etc. "A reconstrução capilar pode ser realizada em todos os tipos de cabelos, inclusive os mais crespos e com química que requerem uma atenção maior. Esse tratamento age de dentro para fora, renovando as camadas internas dos fios e criando uma espécie de selagem nas cutículas, trazendo proteção aos fios. ", aconselha Bruna. 

 

5-      Apare as pontinhas para o cabelo crescer mais saudável e forte 

"É fundamental cortar regularmente as pontas dos cabelos para que este cresça mais saudável e forte. " Sem esse passo a cada três meses, o cabelo produz mais pontas duplas e quebra. As pontas dos fios, mais desgastada e antiga, fica com as escamas capilares abertas, o que dificulta a retenção de nutrientes pela fibra capilar e gera ressecamento e fraqueza. capilar.

 

 

 

Fonte: Agência A+ - foto purepeople




lena pilates
Pharmacia Antiga