Abordagem Notícias
SANTA CASA
REGIÃO • 22/12/2022

Com estoque baixo e maior demanda, Hemocentro de Marília abre nas vésperas das festas

A situação mais crítica é do tipo O+, que está com apenas 29% do ideal.

Com estoque baixo e maior demanda, Hemocentro de Marília abre nas vésperas das festas

O levantamento divulgado pela assessoria do Hemocentro de Marília no início da semana aponta que cinco, dos oito tipos de sangue, estão com estoque em alerta.

A situação mais crítica é do tipo O+, que está com apenas 29% do ideal. Das 240 bolsas necessárias, há 70 disponíveis. Também são críticos os estoques dos tipos A+ e A- (ambos com 33% do ideal), B- e AB- (com 50% do necessário).

O único tipo de sangue com estoque considerado “confortável”, na média dos 100%, é o AB+. Os demais estão todos abaixo da meta, mesmo que em situação considerada estável, com menor gravidade.

O estoque baixo das bolsas de sangue preocupa em qualquer época do ano, porém, gera tensão maior neste período de festas. As festividades de Natal, Ano Novo e férias escolares são momentos historicamente críticos para os estoques, quando caem os volumes de doação e há um aumento na demanda, por conta dos acidentes.

Por isso, o Hemocentro estará aberto também nas vésperas de Natal e Ano Novo. Nos dois sábados (24 e 31), o atendimento aos doadores será das 7h às 12h. Durante essa semana e a próxima, o Hemocentro funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

A unidade local fica na rua Lourival Freire, 240. Para mais informações, o telefone é o (14) 3434-2541.

QUEM PODE DOAR

Para doar sangue, é necessário preencher alguns requisitos.

Veja abaixo:

ter entre 16 e 69 anos (lembrando que se você tem 16 e 17 deve estar acompanhado de um responsável);
pesar mais de 55 quilos;
os homens podem doar a cada 60 dias, com o máximo de quatro doações por ano;
as mulheres podem doar a cada 90 dias, com um máximo de três doações por ano;
não há necessidade de jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos e, caso sua refeição seja abundante, aguarde até horas para realizar a doação.

Fonte: Marília Notícias




lena pilates
Pharmacia Antiga