Abordagem Notícias
CATEDRAL
REGIÃO • 14/11/2022

Espetáculo de rua Terra abaixo, Rio acima será apresentado em Paraguaçu Paulista

O espetáculo, na sexta-feira (18) tem entrada gratuita.

Espetáculo de rua Terra abaixo, Rio acima será apresentado em Paraguaçu Paulista

O coletivo teatral Cênica, de São José do Rio Preto (SP), chega a Paraguaçu Paulista na próxima sexta-feira (18/11), com o espetáculo de rua “Terra abaixo, Rio acima”, em sessão única e gratuita. A peça é itinerante e durante a apresentação elenco e plateia caminham juntos por cerca de 200 metros, com início em frente ao palco do 1º Estância Sertaneja, na rua de baixo da Fonte Luminosa, às 19h. Depois do espetáculo, haverá roda de conversa entre artistas e público para troca de experiências sobre o trabalho. As atividades acontecem em parceria com a Cia. Bambolina e o Departamento de Turismo e Cultura.

Com repertório musical tocado e cantado ao vivo pelo elenco, a peça é resultado de pesquisas realizadas pelo grupo no Noroeste Paulista, região onde está sediado. Serviram de inspiração casos conhecidos a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná, concluída em 1978, a exemplo da lenda da Velha Barrageira, bem como fatos históricos como a Revolta do Arranca-Capim, encabeçada por camponeses em Santa Fé do Sul na década de 1950. 

O protagonista é baseado em Aparecido Galdino Jacintho (1923-2020), o Aparecidão, líder religioso na antiga Rubineia, cidade inundada pelo lago formado em razão da usina. Ele era conhecido por benzer e curar pessoas e animais e foi retratado no documentário “O Profeta das Águas”, de Leopoldo Nunes (1966-2020). A partir de seus estudos para criar o espetáculo, a Cênica bebeu na fonte do gênero realismo mágico, misturou e reinventou eventos e personagens, dando espaço ao imaginário. 

Entre 18 e 27 de novembro, sempre de sexta a domingo, o espetáculo irá passar por um total de seis cidades do interior paulista, na seguinte sequência: Paraguaçu Paulista, Bauru, Botucatu, Suzano, Campinas e Santa Gertrudes. A proposta é promover o diálogo com as paisagens das respectivas cidades, sua arquitetura, suas pessoas, suas histórias, muitas vezes, esquecidas, fazendo um convite para o público revisitar a memória dos lugares e, também, a própria, instigando-o a transitar entre diferentes tempos e espaços. 

A circulação é viabilizada pelo edital de Circulação de Espetáculos de Teatro do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo.  

Sobre a Cênica

Fundada em março de 2007, a Cênica é um coletivo teatral de repertório formado por 25 artistas, com 11 espetáculos já montados, entre os quais “Oi Lá, Inezita” (2018), “Virado à Paulista” (2015), “Sabiás do Sertão” (2013), e outros. Tem participações em importantes eventos como o FIT Belo Horizonte, MIT – Mostra Internacional de Teatro da Paraíba e FIT Rio Preto. Mantém de forma permanente o Projeto Território Cênico, de formação e difusão artístico-cultural, e realiza, desde 2014, a Mostra Cênica Resistências. Publicou a coletânea “Sobre poeira, prosa e cantoria – 15 anos de dramaturgia” (Vitrine Literária, 2022), reunindo os textos de suas peças.

Sinopse:

O progresso chega a uma pequena comunidade e, com ele, as águas. Casas, terras, pessoas, memórias, tudo é represado, submerso. Em um dia daqueles, em que o rio vira mar, os moradores e suas histórias fantásticas decidem emergir em busca de algo que se perdeu. O espetáculo tem como ponto de partida o realismo mágico e é inspirado em histórias colhidas no Noroeste Paulista.

SERVIÇO:

Espetáculo “Terra abaixo, Rio acima”, da Cênica, seguido de roda de conversa com público

Data: 18 de novembro, sexta, 19h

Local: Estação Paraguaçu. Endereço: Av. Miguel Deliberar, 217, Centro, Paraguaçu Paulista (atrás da Fonte Luminosa, em frente ao palco do 1° Estância Sertaneja)

60 minutos. Grátis. Livre
 

 

Fonte: I7 Notícias