Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 18/10/2022

Profissionais da Educação de Assis visitam a Bebeteca da UFMG em Belo Horizonte

Bebetecas são bibliotecas especializadas em atender bebês e demais crianças de até 6 anos

Profissionais da Educação de Assis visitam a Bebeteca da UFMG em Belo Horizonte

Em busca de formação como mediadores de leitura para os professores de Educação Infantil, um grupo formado por coordenadoras de creche, pela supervisora de ensino, Eloísa Maria da Silva e assistentes Técnicos Pedagógicos (ATP), Michel Maria Sabino, Tatiana Poleto e Tatiane Costa, esteve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, no dia 24 de setembro.

A Faculdade de Educação (FaE), que integra a UFMG desenvolve o Programa Bebeteca, um programa de extensão, idealizado e coordenado pela professora Dra. Mônica Correia Baptista.

Bebetecas são bibliotecas especializadas no atendimento de bebês e das demais crianças de até seis anos de idade. Para atender a esse público, são desenvolvidas estratégias visando adequar o acervo, os espaços, equipamentos, mobiliário e objetos que enriqueçam as experiências das crianças, além de garantir a formação dos mediadores de leitura. 

Criada em 2011, a Bebeteca da FaE/UFMG conta com um acervo de cerca de duas mil obras infantis, constituído com base na bibliodiversidade e na qualidade estética dos livros. 

O grupo de profissionais da educação de Assis foi muito bem recebido na UFMG pela professora Dra. Laís Caroline Andrade Bitencourt e as bolsistas do programa Bárbara Maria Sanches e Ingrid Stefane da Costa que conduziram a visita, apresentando inicialmente os objetivos e a abrangência do Programa Bebeteca desenvolvido na instituição.

Segundo o depoimento das coordenadoras Luciana Rosa dos Santos Tomazelli, Giseli Sampaio de Oliveira Marques e Irene Araújo Carneiro, a experiência de conhecer a Bebeteca da UFMG foi muito enriquecedora e, sem dúvida, contribuirá para o desenvolvimento das práticas de leitura nas escolas de Educação Infantil do município de Assis.

A Secretária de Educação Dulce de Andrade Araújo ressaltou que o investimento na formação dos professores, sobretudo no que diz respeito à leitura, é fundamental para o aprimoramento da Educação e para a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças. “O objetivo dessa formação é implementar Bebetecas em todas as escolas de Educação Infantil do município”.

 Dulce aproveita a oportunidade para agradecer a prontidão com que o prefeito José Fernandes atendeu a solicitação para a viagem, e elogia o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Educação Infantil chefiado pela supervisora de ensino Graziela Holmo.

Tatiane Costa, assistente Técnica Pedagógica da Educação Infantil, chama a atenção para o poder transformador de uma experiência como a da visita à Bebeteca, que permitiu aos envolvidos adquirir novos conhecimentos e refletir sobre as práticas de leitura tão essenciais para a formação de nossos pequenos leitores. 

Fonte: Assessoria PMA




lena pilates
Pharmacia Antiga