Abordagem Notícias
Unifio
REGIÃO • 12/10/2022

Tradicional moradora de Cândido Mota morre aos 104 anos

Mariquinha deixa duas filhas e exemplos de fé e honestidade.

Tradicional moradora de Cândido Mota morre aos 104 anos

Morreu ontem, 11 de outubro, em Cândido Mota, a centenária Maria Clarinda Siqueira, a "Mariquinha",  nascida no ano 1918. A filha de Saturnino Francisco de Siqueira e Olimpia Flauzina da Costa, completou aniversário no dia 28 de maio de 2022, rodeada de familiares e amigos, na casa onde morava (foto abaixo). 

Casada com Sergio Ferreira, mais conhecido como Sérgio do Grupão (in memoriam), teve duas filhas, Luzia Edna e Olímpia do Carmo.

Apesar da idade avançada, Mariquinha foi lúcida até os últimos momentos. Sempre independente, ao invés de ir morar com as filhas, em Maringá, preferiu continuar em Cândido Mota, onde residia sozinha, contando com apoio de vizinhos e de uma colaboradora nos cuidados da casa. 

Hoje, essa mulher, tão forte e determinada, admirada por todos que tiveram a honra de conhecê-la, é velada no Velório Municipal de Cândido Mota. O sepultamento ocorrerá às 14h30. 

Comemoração do último aniversário, quando completou 104 anos.

 

Nota da redação - Mariquinha era irmã de Mariana Siqueira, avó da fundadora do site Abordagem Notícias, Dag Marciliano. A tia/avó da jornalista sempre foi inspiração para a família, graças à honestidade, independência e  longevidade. 

Há não muito tempo, questionada sobre alguns assuntos para uma matéria jornalística, Mariquinha respondeu:

"Deus é o que governa: Deus é o bem. A base de sua familia. Para quem rez os meus terços, todos os dias: Dois terços, um para que possa pedir o bem das pessoas que amo, outro para pedir que Deus continue me abençoando".

Se pudesse dar um conselho para quem está começando a vida, ela disse: "Trabalhe e seja honesto, porque a pessoa que não tem honestidade, não deve ser levada em consideração. Honestidade é tudo".

"Viver é dar valor para cada uma de suas amizades, é trabalhar, pagar suas continhas: Viver em comunhão com Deus. Saber valorizar a familia. Viver bem, dentro do possivel", desvreceu a centenária.

 

Fonte: Abordagem - fotos Abordagem




lena pilates
Pharmacia Antiga