Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
LOCAL • 01/10/2022

12 candidatos de Assis disputam vagas de deputados nas Eleições/2022

O chefe do Cartório Eleitoral de Assis (foto) dá algumas orientações.

12 candidatos de Assis disputam vagas de deputados nas Eleições/2022

Nesse domingo, 02 de outubro, 74.117 assisenses estão aptos a votar nas eleições, em 24 escolas do município. Segundo o chefe da 15ª Zona Eleitoral de Assis, Misael da Silva Maia, para votar nas Eleições 2022 é necessário ter em mãos documento original com foto, além de deixar o aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação. O período para comparecer ao colégio eleitoral será das 8h às 17h em todo o país, obedecendo o horário de Brasília. É importante levar uma cola com os números dos candidatos escolhidos.

Maia respondeu ao portal Abordagem que o eleitor poderá usar qualquer vestimenta - dentro do bom senso, inclusive com dados de seus candidatos, desde que não seja padronizada; ou seja, igual a de outros eleitores. Não pode haver aglomeração com outros que estejam com o mesmo traje, e é necessário permanecer de forma isolada e silenciosa, evitando "rodinhas" e tumultos. 

Segundo o cartorário, não há como identificar os candidatos, e seus números, por município, somente por Estado. Para ter essa informação, é preciso pesquisar por nome no link https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/

A redação Abordagem verificou que Assis tem 12 candidatos registrados na Justiça Eleitoral, seis que disputam vagas de deputado estadual e seis de deputado federal, o que mais uma vez deve dividir votos e, muito provavelmente, dificultar uma possível representatividade para Assis. Veja abaixo: 

Candidato a deputado federal: Adevar Campana (Patriota), Ernesto Nóbile (Avante), José Alfredo Garcia (PRTB), Pastor Nivaldo (Republicanos), Reynaldo Campanatti (Agir 36), 
Professor Renato (PCB).

Candidato a deputado estadual: Bruna Reis/Alina Yule - (candidatura coletiva PSOL), Fernando Sirchia (PDT), Professora Mariana (PT), Márcio Veterinário (PP), Marina Pascon- (candidatura coletiva PV), Timba (União Brasil).

 

No geral, são cinco cargos abertos para a escolha da população. Veja o passo a passo para registrar seu voto:

1- Opções na urna

As opções de cargos serão mostradas nesta ordem para escolha do eleitor:

Deputado federal
Deputado estadual (ou distrital, no caso do DF)
Senador
Governador
Presidente da República

2- Preenchimento do número

Para deputados são cinco números, para senador são três e para governador e presidente são apenas dois. O eleitor deve digitar e conferir o nome e a fotografia do candidato. Caso opte por não votar em ninguém, basta apertar a tecla "branco". A opção vale para captar dados estatísticos e não serve para definir o quociente eleitoral (conta que determina a quantidade de votos para a eleição de deputados).

A diferença do branco para o voto nulo é a maneira de computar. Para votar nulo, é preciso errar o número na urna, inserindo uma combinação de algarismos que não corresponde a nenhum candidato. Em ambos os casos, os votos são considerados inválidos.

3- Confirma

É preciso aguardar 1 segundo antes de confirmar o voto, para verificar os dados que aparecerão na tela. Depois, basta apertar "confirma".

Em caso de segundo turno, que eventualmente será realizado no dia 30 de outubro, o eleitorado votará apenas para os cargos de governador e/ou presidente da República.

 

 

Redação e foto Abordagem

 




lena pilates
Pharmacia Antiga