Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 29/06/2022

FEMA promove Cerimônia do Jaleco para os alunos da primeira etapa de Medicina

A solenidade aconteceu no último sábado, 25 de junho de 2022, no Cine FEMA Piracaia.

FEMA promove Cerimônia do Jaleco para os alunos da primeira etapa de Medicina

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, no dia 25 de junho de 2022, a primeira Cerimônia do Jaleco, tradicional celebração cujo intuito é entregar o jaleco branco aos calouros do curso de Medicina. A solenidade contou com a presença dos professores que fazem parte do corpo docente de Medicina e de familiares dos homenageados.

 

Em seu discurso, o coordenador do curso, professor Dr. Jairo César dos Reis, declara que “o significado dessa cerimônia tem tudo a ver com o que exercitamos diariamente nos corredores da nossa escola, na Santa Casa de Assis, no Hospital Regional, nas unidades de saúde, no hospital regional de Sorocaba; porque ela simboliza a responsabilidade ética, a postura e o compromisso com a nossa profissão. Eu estou muito feliz, muito feliz mesmo por esse momento!”, comemora.

 

Houve também uma fala da professora Dra. Lilian Dias dos Santos Alves, que falou sobre a importância do jaleco para a profissão e sua história ao longo dos anos. “O jaleco é símbolo de atuação no ensino em saúde e sintetiza os ideais da medicina. Protege o profissional da exposição a fluido de secreções corporais dos pacientes e também tem a função de proteção reversa, evitando que possíveis agentes infecciosos do profissional contaminem os pacientes. Sua utilização começou por volta do final do século XIX, quando a peste bubônica afetou um terço da população europeia. Esse ato simbólico, de receber o seu jaleco aqui hoje, irá representar o início de suas carreiras, momento esse em que haverá muita dedicação e empenho, mas certamente muitos momentos de alegria e conquistas. Nós, professores da FEMA, iremos traçar esse caminho junto de vocês sempre oferecendo o nosso trabalho, esforço e suporte, sem esmorecimento, para que possam alcançar os seus sonhos”, declara a professora.

 

Durante a celebração, os estudantes vestiram pela primeira vez o jaleco, como o ato de uma transição para o universo da saúde. Os calouros receberam o jaleco de seus pais ou familiares, que são nomeados como seus padrinhos. Essa ação é um símbolo da primeira vitória de muitas, tanto para os estudantes, quanto para seus familiares.

 

Como citado antes, o evento simboliza o início da jornada de cada futuro médico, sendo também um momento para pensar sobre a importância do cuidado da população. Além disso, durante a celebração, os estudantes realizaram um juramento, onde se comprometem a cumprir suas obrigações com responsabilidade e respeito.

 

Ao longo da graduação, os alunos de Medicina da FEMA fazem uso do Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde, um espaço com tecnologia de ponta que permitiu aos estudantes colocar em prática os conteúdos assimilados nas aulas teóricas. Um dos pilares do curso foi o atendimento humanizado, que pôde ser ensinado na prática. Atuando nas policlínicas do município de Assis, sob a supervisão dos professores, os alunos estreitaram ainda mais o relacionamento entre a FEMA e a comunidade assisense.

 

Assessoria de imprensa FEMA




lena pilates
Pharmacia Antiga