Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 23/06/2022

CONSEG divulga atividades e busca participação da comunidade

São membros natos, a Polícia Militar e a Polícia Civil.

CONSEG divulga atividades e busca participação da comunidade

O Conselho Comunitário de Segurança Urbano de Assis (CONSEG Urbano), do qual são membros natos a Polícia Militar e a Polícia Civil, realizou reunião na noite da última terça-feira, 21, no auditório da Câmara Municipal, com o objetivo de divulgar suas atividades e ampliar a participação da população no Conselho.

Os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs), regulamentados pela Resolução SSP nº 013/2018, são grupos de apoio à Secretaria Estadual de Segurança Pública, constituindo-se em um canal de participação cidadã, com a finalidade de assegurar um fluxo de informações relevantes às Polícias Estaduais e auxiliar outros órgãos públicos e privados no encaminhamento e resolução das demandas legítimas da comunidade com foco na prevenção primária, promoção da segurança coletiva e da paz social.

A reunião teve como objetivo principal informar à população sobre o papel dos CONSEGs na melhoria da segurança pública, seus objetivos, estrutura, categorias de membros, atribuições e requisitos para que os cidadãos assisenses possam se tornar membros efetivos do Conselho.

 A segurança pública é dever do Estado, mas também direito e responsabilidade de todos, conforme previsto na Constituição Federal. Assim, os CONSEGs buscam a mobilização e o envolvimento da comunidade local, exercendo sua cidadania, na melhoria das condições de segurança pública e, consequentemente, da qualidade de vida.

 

Divulgação