Abordagem Notícias
Unifio
REGIÃO • 07/06/2022

Nova operação no rio Paranapanema avança na desmobilização de construções irregulares

Quarta etapa da operação "Canoas 2" acontece nesta quarta-feira, dia 8.

Nova operação no rio Paranapanema avança na desmobilização de construções irregulares

Uma nova ação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público, com o apoio da CTG Brasil, nesta quarta-feira (08), dará continuidade à desmobilização de construções irregulares no reservatório da Usina Canoas II, em Palmital (SP), em mais uma etapa da operação “Canoas 2”, no rio Paranapanema.

 

Esta será a quarta operação realizada desde março na região. Nas três primeiras, a força-tarefa já desmobilizou 30 construções irregulares em áreas de preservação permanente (APP).

 

“Além dos ganhos ambientais em relação à desmobilização promovida por esta ação, é essencial que a população se conscientize e evite novas construções às margens dos rios, bem como voluntariamente execute a remoção dessas estruturas. Por estarem em Área de Preservação Permanente e em situação irregular, essas construções fomentam a pesca predatória e a caça, bem como impedem a regeneração da mata ciliar”, explica Ivan Toyama, Gerente Fundiário da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa e concessionária da Usina Canoas II.

 

Segundo Toyama, novamente o foco da operação se concentra no município de Palmital (SP), mas é fundamental que a população das outras cidades localizadas na região dos reservatórios de Canoas I e Canoas II também colaborem para a conservação dos recursos naturais. No estado de São Paulo, além de Palmital, integram essa região os municípios de Candido Mota, Ibirarema e Salto Grande; e no Paraná, os municípios de Andirá, Cambará e Itambaracá.

 

A fim de preservar o meio ambiente e visando garantir o uso múltiplo de seus reservatórios, a CTG Brasil, de acordo com Toyama, mantém também o programa “Espaço Legal”, cujo principal objetivo é orientar as comunidades do entorno dos reservatórios sobre ocupação regular e uso correto dessas áreas. O guia com todas as informações referentes ao programa está disponível para download.

 

Sobre a CTG Brasil

 

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

 

Assessoria de imprensa 

 




lena pilates
Pharmacia Antiga