Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
LOCAL • 28/04/2022

Curso de Enfermagem realiza aula prática de avaliação de gestantes

A aula prática contou com a presença de uma gestante voluntária.

Curso de Enfermagem realiza aula prática de avaliação de gestantes

A coordenadoria do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou uma aula prática para os alunos do 3º ano, voltada ao exame físico de gestantes. O objetivo foi fazer com que os alunos dominem a semiotécnica e a semiologia de avaliação das pacientes.

Para que o objetivo fosse alcançado, a aula contou com uma gestante voluntária que permitiu que os alunos pudessem avaliá-la por meio de uma consulta simulada de pré-natal. Os alunos realizaram um exame físico, ausculta dos batimentos cardiofetais e das manobras de Leopold.

Para a professora Dra. Talita Domingues Caldeirão, a aula prática, realizada dentro da disciplina de Enfermagem na Saúde da Mulher, voltada para o exame físico da gestante, tem como principal objetivo fazer com que os alunos dominem essa semiotécnica e a semiologia. “O intuito da aula foi facilitar o entendimento das alterações e adaptações fisiológicas que o organismo sofre durante a gravidez, então demos a oportunidade dos alunos realizarem uma avaliação na voluntária grávida, fazendo a ausculta dos batimentos cardiofetais, medindo a altura uterina e praticando a manobra Leopold. Enfim, examinando e realizando o exame físico da gestante”, explica Caldeirão.

De acordo com a coordenadora do curso, Dra. Adriana Avanzi Marques Pinto, esta foi uma ótima oportunidade de experiência para os alunos. "Os alunos manipularam o sonar, um aparelho que a gente utiliza para fazer ausculta do batimento cardio fetal, e isso proporciona um aprendizado voltado a questões práticas importantes para que o enfermeiro tenha essa habilidade após sua formação", explica Adriana.

O curso de graduação em Enfermagem da FEMA tem duração de 5 anos. Ele é estruturado com uma grade curricular preparada para garantir que o profissional formado seja de excelência, além de contar com laboratórios modernos, equipamentos de última geração e, é claro, um corpo docente de alta qualidade para levar o melhor conhecimento não só para a sala de aula, mas para a carreira profissional de cada um.

 

Assessoria




lena pilates
Pharmacia Antiga