Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
ARTIGO • 06/04/2022

Bruce Willis: Afasia provoca pausa na carreira de sucesso

Doutora em Psicanálise: Sem dúvida, é um tempo de ressignificar nossas forças e atentar aos sintomas

Bruce Willis: Afasia provoca pausa na carreira de sucesso

Recebemos essa semana a triste notícia da pausa na carreira do ator norte-americano Bruce Willis, em decorrência da confirmação do diagnóstico de afasia. Uma deficiência do poder de captação e manipulação da comunicação, que afeta diretamente as habilidades cognitivas do indivíduo. Com isso, anuncia-se a interrupção de décadas de sucesso de um dos atores mais premiados de Hollywood, lembrado por sua atuação impecável em filmes, como: Duro de Matar. Uma aposentadoria precoce que interrompe a atividade laboral, por conta de um problema de saúde. Situação comum nos dias atuais.


A questão é que a perturbação da formulação e compreensão da linguagem, característica da afasia, mostram que se fará necessária a adaptação e ressignificação de toda uma vida. Assim como Bruce, muitas pessoas, se encontram neste lugar da “parada”, ou do estacionar sua vida laborativa e social, em decorrência dos cuidados consigo mesmo. O grande ponto aqui é cuidar da saúde e, principalmente, não permitir que uma situação como essa afete seu emocional.
 

Uma rede de apoio em casos como esse, se faz fundamental, para que esse indivíduo que esteve ativo ao longo de toda sua vida, viveu sob a mira de holofotes e mantinha um alinhamento social constante, não entre em um estado depressivo, tornando assim, a afasia uma porta aberta para transtornos ou outras neuroses oportunistas. Toda essa situação hoje vivenciada pelo astro, nos faz pensar e refletir que em alguns momentos, nosso corpo pode nos parar. Nossa mente pode nos parar.

É preciso ter sabedoria para reconhecer que essa pausa é, extremamente, necessária. Infelizmente, no caso da afasia, o paciente diagnosticado com essa doença, fica debilitado mentalmente e fisicamente. Perdendo suas funções de linguagem e se torna, de certa forma, dependendo total das pessoas mais próximas.
 

Sem dúvida, é um tempo de ressignificar nossas forças e perceber que até os fortes (simbolizando os personagens interpretados por Bruce Willis), precisam parar. São 67 anos de muitos trabalhos que tornaram esse ator “familiar” no cenário cinematográfico.

Porém, uma lesão cerebral que causa um distúrbio de linguagem, cala a “persona” principal. Mas o grande ponto que deve ser observado é que, já há algum tempo alguns sinais já demonstravam que algo estava fora dos eixos, nas gravações realizadas pelo ator. O esquecimento das falas, os apagões momentâneos e a apatia frente a algumas situações, denunciavam um pedido de socorro.
 

Diante desta constatação, ressalto a importância de “ouvir” seu corpo. Dar voz à suas dores e aos pequenos sinais de irregularidades, como: dores crônicas, alterações de pele ou físicas inesperadas, dentre outras anormalidades do organismo. Lembrando da máxima psicanalítica de que o corpo fala, certamente, ele pode estar emitindo um alerta para que se tenham mais cuidado com a mente e o físico. Somos as nossas histórias. Somos as nossas dores e alegrias.

Estamos em constante evolução e claro que, a vida imediatista, nem sempre nos deixa perceber que a desaceleração é necessária. Preservar o emocional e valorizar o cuidado com o organismo e o biológico, são regras indispensáveis para que se viva cada vez mais e com maior qualidade de vida.
 

Enfim, o mundo das artes se surpreendeu com a notícia. Os fãs do ator se entristecem por saber que podem não mais tê-lo em novas produções do cinema. Porém, deve-se respeitar o momento. Deve-se compreender que somos suscetíveis a doenças e que estas precisam ser acompanhadas de perto desde os primeiros sinais de qualquer sintoma. Afinal, não existe isenção de dor ou invencibilidade para o ser humano.

Ainda não chegamos neste estágio. Portanto, a grande lição é viver a cada dia como se fosse o último. Viver um dia de cada vez. Desacelerar. Prestar atenção aos detalhes e aos sinais de desequilíbrio que possam estar sendo emitidos pelo corpo e pela mente, são fundamentais na construção do bem estar físico e emocional.
 

Dra. Andréa Ladislau

 

 

Doutora em Psicanálise

Psicanalista (SPM); Doutora em Psicanálise, membro da Academia Fluminense de Letras --cadeira de número 15 de Ciências Sociais; administradora hospitalar e gestão em saúde (AIEC/Estácio); pós-graduada em Psicopedagogia e Inclusão Social (Facei); professora na graduação em Psicanálise; embaixadora e diplomata In The World Academy of Human Sciences US Ambassador In Niterói; membro do Conselho de Comissão de Ética e Acompanhamento Profissional do Instituto Miesperanza; professora associada no Instituto Universitário de Pesquisa em Psicanálise da Universidade Católica de Sanctae Mariae do Congo; professora associada do Departamento de Psicanálise du Saint Peter and Saint Paul Lutheran Institute au Canada, situado em souhaites; graduada em Letras - Português e Inglês pela PUC de Belo Horizonte.

Divulgação




lena pilates
Pharmacia Antiga