Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 04/04/2022

UPA reforça obrigatoriedade do uso de máscara facial

A obrigatoriedade continua para espaços que prestam serviços de saúde, como a UPA, UBS e hospitais.

UPA reforça obrigatoriedade do uso de máscara facial

Já está em vigor a flexibilização do uso de máscaras de proteção em ambientes abertos e fechados. No entanto, o decreto estadual nº 66.575/22 determina a obrigatoriedade da máscara ao frequentar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e unidades de atendimento à saúde. Além disso, o item também continua sendo obrigatório ao usar o transporte coletivo e seus respectivos locais de acesso, embarque e desembarque.

 

Conforme a justificativa do Governo Estadual, a decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo, diante do índice de vacinação com duas doses em todo o Estado. Segundo eles, o índice mostra que a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), de 90% de imunização da população acima de cinco anos, foi atingida.

 

Para o coordenador médico da UPA, Dr. Gustavo Navarro, “ainda é cedo para flexibilizarmos o uso de máscaras em ambientes de saúde, devido ao risco de exposição que esses locais oferecem. Também vale lembrar que, apesar de a máscara passar a ser opcional nos demais ambientes, é importante continuarmos com os cuidados de higienização das mãos, principalmente”, reforça o médico. O Dr. Gustavo Navarro complementa dizendo sobre a importância da imunização. “A vacinação protege contra as formas graves da Influenza sazonal e da Covid-19, então é muito importante estar com todas as doses em dia”, finaliza.

 

Ao notar a presença de sintomas de mal-estar, a população deve buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima. A Secretaria Municipal de Saúde divulga toda noite, um cronograma dos locais que estarão atendendo sintomas leves de gripe, como dor de cabeça, no corpo, dor de garganta, tosse e febre. 

 

Assessoria PMA




lena pilates
Pharmacia Antiga