Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
LOCAL • 25/03/2022

FEMA premia finalistas do 4º Concurso de Fotografia: o meu lugar em Assis

A premiação aconteceu na noite do dia 23 de março de 2022, no anfiteatro da FEMA.

FEMA premia finalistas do 4º Concurso de Fotografia: o meu lugar em Assis

Aconteceu, na noite de quarta-feira, 23 de março de 2022, no anfiteatro da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), a premiação do 4º Concurso de Fotografia. "O meu lugar em Assis” foi o tema dessa edição, e teve o objetivo de reunir imagens que retratam um espaço público de Assis que o fotógrafo/artista tenha alguma afinidade, história ou lembrança.

 

O 4.º Concurso de Fotografia da FEMA foi promovido em outubro de 2021, e convidou todos de Assis e região para participar, de forma gratuita. O período de inscrições e submissão das imagens foi encerrado dia 26 de novembro e o resultado em 1 de dezembro. Os primeiros colocados foram:

 

1.º lugar - Rodrigo Alexandre Paiva

Prêmio - 1 Kit Câmera Digital DSLR com Lente 18-55 mm

 

2.º lugar - Anna Beatriz Ferreira

Prêmio - 1 Smartphone

 

3.º lugar - Ricardo Brito

Prêmio - 1 Mochila para Câmera Profissional

 

Entusiasta e amante da fotografia, o presidente da FEMA, Arildo José de Almeida, declara que o papel da FEMA é criar temáticas que trazem as pessoas para mais perto da cidade e da própria instituição. “Todas as edições do concurso têm trazido temáticas extremamente interessantes, urbanas, que mexem com as pessoas. Dessa vez, fomos buscar ‘o meu lugar em Assis’, um tema em que o fotógrafo pudesse identificar uma pessoa ou um local, que faz parte da vivência que ele tem com a cidade. E é extraordinária a qualidade das fotos produzidas, a ponto da banca ter dificuldade para fazer a seleção dos três finalistas. Nossa felicidade é muito grande porque toda edição tem profissionais formados pela FEMA como vencedores, então os concursos também servem para isso, para reunir ex-alunos, estudantes e professores dos cursos de Comunicação e Fotografia. Eu, apesar de estar como presidente do Conselho Curador da FEMA, sou arquiteto e também amante da fotografia, gosto demais, faço meus ensaios de forma amadora, por isso penso que devemos continuar divulgando e fortalecendo a expressão da imagem, esse é o papel da FEMA”, finaliza o presidente.

 

Rodrigo Alexandre Paiva, primeiro colocado no concurso, explica que sua foto foi feita no Parque Buracão, que na em sua opinião é um grande símbolo da cidade. “Passei grande parte da minha infância vivendo por ali, e nessa foto eu consegui explorar um pouco dessa minha história por muitas semânticas. O menino com a bola, a quadra atrás, o movimento do jogo… Essa foto é realmente o retrato da cidade e de um sonho: o sonho do menino de ser um jogador de futebol, tudo isso construído aqui no Parque Buracão de Assis. Fico super feliz de voltar à casa, rever a faculdade, e agradeço à FEMA pela premiação”, agradece.

 

Segundo Anna Beatriz Ferreira, a escolha de sua imagem tem a ver com Sebastião Salgado, um dos fotógrafos que a inspirou a fazer faculdade, e por conta de uma história pessoal. “Fui da turma de 2018 da Fotografia, então é muito legal voltar após ter vivido toda essa experiência do curso. Enfim, o lugar em que eu fiz essa foto é onde eu nasci, onde meu avô - que está na foto - é conhecido. O espaço e a plantação da foto foi ele mesmo quem fez, então há muito sentimento e emoção ali porque me faz lembrar dele me mostrando as flores. Eu sinto uma emoção e uma sensação maravilhosa por estar sendo premiada pela FEMA, minha casa”, comemora Anna.

 

Todas as fotografias foram analisadas pela Comissão Julgadora composta pela fotógrafa de retratos e filmmaker, Leda Siloto (@leda.siloto); pelo fotógrafo paulista, Sérgio de Souza (@serjosoza); e pelo coletivo A Sopa Análises Marginais (@asopaanalises).

 

Assessoria Fema




lena pilates
Pharmacia Antiga