Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
BELEZA • 07/02/2022

Teve queda de cabelo após a Covid-19? Saiba como recuperar

Conheça tratamentos capazes de acelerar a recuperação, que já ocorre de maneira natural.

Teve queda de cabelo após a Covid-19? Saiba como recuperar

Você sabia que pessoas saudáveis perdem cerca de 100 fios de cabelo por dia? Embora esse processo seja completamente natural, alguns fatores podem potencializar a tão temida queda. Os motivos podem incluir alimentação inadequada e estresse intenso, além de doenças metabólicas ou infecciosas, como a Covid-19, que tem levado pacientes aos consultórios de dermatologistas por observarem uma queda além do comum. Um exemplo é a influenciadora digital Khloé Kardashian, que falou sobre o assunto no fim de 2021.
 

“Além do estresse e da ansiedade causados pela Covid-19, a doença gera respostas inflamatórias dos vasos, incluindo os que nutrem o couro cabeludo. Assim, eventualmente, essa inflamação dos folículos (ou foliculite) leva à queda de cabelo”, explica a dermatologista Ana Magella, da Clínica Corporeum, de Brasília. “Caso o couro cabeludo comece a ficar visível e a queda intensa ao ponto de se perceber fios no travesseiro e no chão, passa a ser necessária a investigação e o tratamento, acompanhados de um profissional da área.”
 

Felizmente, os fios de quem passou pela queda derivada da Covid voltam a crescer naturalmente, mas quem deseja acelerar a recuperação pode procurar dermatologistas especializados em tricologia, área dedicada aos cuidados com os cabelos e o couro cabeludo. Os tratamentos podem incluir uso de polivitamínicos e medicamentos manipulados, terapias injetáveis ou a laser, microagulhamento e loções capilares. Uma alimentação rica em nutrientes também pode ajudar no processo, como reforça a profissional.


 

O médico Eduardo Mauad, do Hospital Anchieta de Brasília, acrescenta que a queda costuma ser notada entre dois e três meses após a infecção pela doença, que aumenta o número de fios em fase de queda. Isso acontece porque o corpo passa pelo fenômeno batizado como estresse orgânico, que ocorre quando o funcionamento do organismo passa por alguma alteração significativa. A recuperação, por sua vez, começa entre o terceiro e o sexto mês após o surgimento do problema.
 

Fases dos fios
 

O ciclo de vida dos fios de cabelo é dividido em três etapas. A primeira é a anágena, de crescimento. Em seguida, os fios estão maduros e presos aos folículos, fase chamada catágena. No fim, na fase telógena, os fios estão destacados dos folículos, em processo de queda. Inclusive, cerca de 20% do total atual dos cabelos estão nessa etapa.
 

“Na busca de possíveis causas, sempre iniciamos com uma boa dermatoscopia do couro cabeludo. Especificamente para investigar a queda de cabelo, existe o Tricograma, o qual consiste em um método de análise microscópica dos fios”, acrescenta a dermatologista Ana Magella.
 

Além das análises localizadas, um check-up completo do paciente também é importante. Com exames de sangue, por exemplo, é possível investigar uma possível anemia, além de deficiências de funções hormonais e vitaminas. Análises relacionadas a eventuais doenças e até biópsias podem ajudar no diagnóstico. “Se não houver outra causa e a queda for devido à COVID-19, o tratamento é conservador. Porém, se houver deficiência de vitaminas e minerais, deve ser realizada a reposição para que se obtenha uma melhora”, complementa o médico Eduardo Mauad.

 

Assessoria de comunicação




lena pilates
Pharmacia Antiga