Abordagem Notícias
Unifio
GERAL • 14/01/2022

Eleições 2022: quem são os pré-candidatos à presidência?

Até então há 12 pré-candidaturas.

Eleições 2022: quem são os pré-candidatos à presidência?

A cada dia que passa vamos nos aproximando ainda mais das Eleições 2022, que vão eleger o novo nome para a presidência da República. A corrida eleitoral se encontra na fase das pré-candidaturas, momento em que nomes interessados em concorrer começam a realizar diálogos político-partidários em busca de uma possível eleição.

Ao que tudo indica, o Brasil terá mais nomes na disputa presidencial em 2022 do que em 1994, 2002, 2006, 2010 e 2014, e chegou a hora de você conhecer quem são os concorrentes. Além do presidente, o pleito vai eleger governadores, senadores, deputados estaduais e deputados federais.

 

Qual a data das Eleições 2022?

 

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.

 

Quem são os pré-candidatos à presidência em 2022?

 

Lula (PT)

Jair Bolsonaro (PL)

Sergio Moro (PODEMOS)

Ciro Gomes (PDT)

João Doria (PSDB)

Rodrigo Pacheco (PSD)

Simone Tebet (MDB)

Alessandro Vieira (Cidadania)

Aldo Rebelo (Sem Partido)

André Janones (AVANTE)

Felipe D’Ávila (NOVO)

Leonardo Péricles (UP)

 

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, é um dos pré-candidatos do PT para as eleições de 2022.

Lula nasceu em 1945 na cidade de Garanhus, no interior do Pernambuco. Na carreira profissional, tornou-se presidente do sindicato dos metalúrgicos em 1975, passando a representar 100 mil trabalhadores. 

Em 1979, comandou as greves operárias que ocorreram no país, aonde 170 mil metalúrgicos pararam o ABC paulista. Um ano depois, Luiz Inácio fundou o Partido dos Trabalhadores, juntamente com outros sindicalistas, políticos e intelectuais.

O PT lançou Lula para disputar as eleições da República em 1989, primeira eleição direta no país após 29 anos. Conseguiu passar para o segundo turno, mas acabou derrotado para Fernando Collor de Mello. Dois anos depois, liderou a mobilização nacional que acabou resultando no “impeachment” do presidente Collor.

Lula também foi candidato nas eleições de 1994 e 1998, as duas vencidas por Fernando Henrique Cardoso no primeiro turno. Em 2002, aos 57 anos de idade, elegeu-se presidente do Brasil e foi reeleito em 2006, permanecendo no cargo até 2010, quando passou a faixa presidencial para Dilma Roussef, companheira de partido no PT.

 

O atual presidente da República Jair Messias Bolsonaro buscará a reeleição da presidência em 2022, tentando atingir o fato que Fernando Henrique e Lula conseguiram anteriormente no país.

Jair Bolsonaro nasceu em Glicério, pequeno município do estado de São Paulo e foi registrado meses depois na cidade de Campinas. A partir dos 17 anos, Bolsonaro investiu na carreira militar, até prestar concurso para a Academia Militar dos Agulhas Negras (AMAN), e se formar em 1977. Jair também cursou a Brigada de Paraquedismo do Rio de Janeiro e, em 1983, formou-se no curso de Educação Física do Exército, momento em que conquistou a patente de Capitão.

A carreira política de Bolsonaro se inicia em 1988, quando foi eleito vereador para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Assumiu o mandato em 1989, mas no ano seguinte já se candidataria – e seria eleito – para deputado federal do Rio de Janeiro, também pelo PDC.

De 1994 a 2014, defendendo diversos partidos, Bolsonaro se reelegeu 7 vezes para deputado federal. Em 2018, filia-se ao Partido Social Liberal (PSL) e lançou-se candidato à presidência. Com uma forte campanha nas redes sociais e utilizando um discurso conservador dos costumes, mobilizou um grande número de admiradores. Venceu o primeiro turno das eleições e derrotou Fernando Haddad no segundo turno com 55,13% dos votos, tornando-se o 38° presidente do Brasil.

 

O governador de São Paulo João Agripino da Costa Doria Junior – com nome político João Doria – tentará, pela primeira vez, a eleição para presidente do Brasil.

Doria nasceu em 1957 e é empresário, formado em jornalismo e publicidade. Ingressou na pública como presidente da Paulistur e secretário de Turismo de São Paulo no governo de Mário Covas entre 1983 e 1986 e, mais tarde, tornou-se presidente da Embratur (1986-1988) durante a presidência de José Sarney.

Em 2016, com o apoio de Geraldo Alckmin, João Doria concorreu e venceu as eleições para prefeito de São Paulo ainda no primeiro turno, com 53,29% dos votos. No dia 12 de março de 2018, Doria anunciou publicamente que renunciaria o cargo de prefeito de São Paulo para se candidatar ao governo do Estado, deixando seu vice Bruno Covas no comando da prefeitura da capital paulista. No dia 28 de outubro de 2018, Doria derrotou Márcio França (PSB) no segundo turno e se tornou governado do estado de São Paulo, função que exerce até hoje.

 

Recém-filiado ao PODEMOS, o ex-juiz federal Sergio Fernando Moro disputará as eleições para a presidência do Brasil.

Sergio Moro nasceu em 1972 na cidade de Maringá, no Paraná. Seu primeiro emprego foi em um escritório de advocacia de Direito Tributário, onde trabalhou por dois anos. Em 1996, com 24 anos, foi aprovado no concurso para juiz, momento em que foi exercer a função na Justiça Federal de Curitiba.

Moro especializou-se em crimes financeiros, trabalhando em casos com o escândalo do Banestado, o Mensalão e a notória Operação Lava Jato, envolvendo grande nomes de políticos e empreiteiros.

Em 2018, pediu exoneração da magistratura e aceitou o convite do presidente Jair Messias Bolsonaro para ser o Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil. Em 2020, pediu demissão do cargo, após Bolsonaro exonerar o diretor-geral da Polícia Federal.

 

 

fonte Yahoo




lena pilates
Pharmacia Antiga